Startup de seguro auto utiliza tecnologia pioneira para mapear a forma de direção dos motoristas

Justos – startup de seguro auto, foi a pioneira na utilização da telemetria veicular para embasar a precificação dos seguros oferecidos. Ela é feita através de aplicativo, onde o cliente dá as permissões necessárias no celular e a empresa monitora toda vez que a pessoa estiver dirigindo. Os dados colhidos por essa tecnologia, consegue analisar alguns comportamentos do motorista como velocidade, aceleração, frenagem, se a pessoa mexe no celular enquanto dirige e se faz curvas de forma leve. É necessário realizar o teste de direção e percorrer 80 km para que seja avaliado a direção de cada cliente.

“A insurtech coleta dados de localização (GPS) e dos sensores de movimentação do celular, que são os mesmos usados para identificar se uma pessoa está fazendo atividade física, por exemplo”, comenta Aleph Oliveira, Growth Marketing Specialist da Justos. Esses dados são processados e enviados para um parceiro que dá o retorno sobre a qualidade da direção daquela corrida.

Através disso, a Justos traz alguns critérios que são utilizados para avaliar a direção dos clientes:

  • Direção focada: avalia se o motorista está usando o celular enquanto dirige.
  • Aceleração: avalia de que maneira o carro arranca, se é de repente ou gradualmente. Quanto mais rápido você acelera ao arrancar, maior a dificuldade para controlar o veículo.
  • Velocidade: avalia se o motorista está respeitando o limite de velocidade da via.
  • Frenagem: avalia se o motorista freia gradualmente ou bruscamente. Freadas bruscas são um sinal de que o carro estava muito próximo do outro.
  • Curva: avalia se as curvas são suaves ou rápidas, pois isso influencia na perda de controle do carro.

A partir desses fatores, é dada uma nota para cada corrida do motorista. “É importante mencionar que o celular deve estar fixo, pode ser no bolso ou em um apoio no painel, mas ele não pode estar solto no carro, pois pode influenciar na mensuração”, explica Aleph. Com isso, a Justos consegue oferecer preços aproximadamente até 20% mais baratos do que o mercado para motoristas conscientes.

“Aqui não olhamos apenas o ano do carro que será segurado, mas, principalmente, queremos entender como esse motorista se comporta no trânsito”, declara, Dhaval Chadha, CEO da startup.

Para obter o seguro, é simples, basta baixar o aplicativo da Justos, cadastrar-se e começar a dirigir.