Dia do Automóvel: como os lubrificantes especiais agem na proteção do carro?

No Brasil, 13 de maio é comemorado o Dia do Automóvel em homenagem à primeira rodovia totalmente pavimentada do país. A data foi criada com o intuito de impulsionar o processo de urbanização. Atualmente, há mais de 107 milhões de veículos circulando pelas estradas brasileiras, dos quais mais de 58 milhões são automóveis, de acordo com o IBGE.

E para comemorar este dia tão especial que tal conhecer um pouco mais sobre a produção de um veículo e os itens que existem nele que o tornam seguro?

Das partes internas até importantes peças do motor, os lubrificantes – cuidadosamente desenvolvidos por marcas como Kluber, Texas e Rocol – são essenciais para garantir o funcionamento de forma correta e estão presentes em diversas partes do veículo.

Para a carroceria e parte externa do veículo, por exemplo, é necessário desenvolver produtos que resistam à água, poeira e sal por muitos anos, além de se adaptarem às diferentes temperaturas e manterem mecanismos como vidros elétricos e tetos solares funcionando durante toda a vida útil do veículo.

Já para o interior do veículo, é necessário oferecer lubrificantes que reduzam os ruídos e mantenham o design original planejado pelos engenheiros, atendendo aos reguladores, botões e maçanetas, tudo isso sem ser prejudicial à saúde, ser inodoro e não embaçar os vidros. “As soluções são projetadas de acordo com requisitos rigorosos e precisam respeitar o atrito e movimento feito pelos componentes ao serem usados., afirma Luiz Maldonado, especialista em lubrificantes e CEO da Lubvap Special Lubricants.

Os freios, embreagens, direção e motor do veículo são outras áreas que exigem preocupação e soluções específicas. Esses sistemas precisam garantir a segurança do usuário, com produtos que resistam às altas temperaturas e não sofram alterações ao entrarem em contato com outros produtos que se acumulam nos sistemas. A lubrificação do motor e das engrenagens é sempre um desafio, pois essas partes estão sujeitas a uma grande variedade de requisitos e precisam superar desafios para funcionar corretamente.

Para veículos maiores, há componentes extras que exigem atenção especial, como o cubo de rodas do caminhão, responsável por dar suporte ao disco de freio e fixar os parafusos e o rolamento, e a quinta roda das carretas, que faz o elo entre o cavalo mecânico e a carreta, localizada na parte traseira do caminhão.

O faturamento da indústria automobilística é de aproximadamente US$ 2,5 trilhões por ano, segundo a Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores (OICA), e no Brasil esse número ultrapassou os U$ 61 bilhões em 2018 (ANFAVEA). Ainda de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, nos seis primeiros meses de 2021, 1.074 mil unidades foram licenciadas no país, 32,8% a mais que no mesmo período de 2020, porém, 17,9% a menos que no primeiro semestre de 2019.

Sobre a Lubvap

Lubvap, empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções de lubrificação, localizada na cidade de São José dos Campos, atua em todo o Brasil, com uma equipe de especialistas técnicos, que atende todos os segmentos da indústria brasileira com Lubrificantes Especiais de Alta Performance; Lubrificadores Automáticos; Desengraxantes Biodegradáveis, aprovados pela Anvisa; e Soluções em Limpeza industrial e (solventes e desengraxantes).