Plataforma TOP possibilita a compra antecipada do bilhete do Metrô e CPTM de forma fácil e rápida pelo celular

O transporte público paulista oferece uma ampla malha de trilhos e pneus para pessoas que precisam cruzar diariamente a capital paulista e a região metropolitana e a forma de comprar os bilhetes de acesso às linhas do Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais da EMTU passou por grandes mudanças a partir de 2020 em virtude da Plataforma TOP. Essa mudança proporciona, para milhões de usuários, uma comodidade importante: comprar o bilhete e crédito de forma fácil, antecipada e, principalmente, via celular por meio do APP TOP e do WhatsApp TOP.

Essas duas ferramentas no smartphone permitem à população ter um controle diário e até mesmo mensal dos custos com o transporte público com mais facilidade, e a aquisição dos bilhetes pode ser feita de qualquer local, incluindo a porta da estação, na casa dos usuários, a caminho do trabalho e em diversos outros momentos.

Veja o passo a passo de compra do bilhete TOP em canais digitais:

Aplicativo TOP: Disponível para os sistemas Android e iOS, o APP TOP pode ser baixado rapidamente no Google Play ou na Apple Store, sendo necessário apenas fazer cadastro e criar senha de acesso. O aplicativo permite recarga do cartão TOP e a compra de bilhetes com diferentes opções de pagamento: cartão de crédito, cartão de débito e PIX (código gerado no ato da compra para pagar no aplicativo do banco). Após a conclusão da compra, os bilhetes já ficam disponíveis para uso no aplicativo, tanto online como offline.

O APP TOP também controla todas as funções banking, caso o passageiro tenha o Cartão TOP Mastercard, e possibilita que usuários tracem o destino e itinerários de ônibus, metrô e trens, além de acessar outros benefícios disponibilizados no app.  


WhatsApp Oficial TOP
: Para comprar bilhetes, basta enviar um “oi” para o número 11 3888-2200 e seguir as orientações. O pagamento é feito por PIX no aplicativo do banco e o QR Code de cada passagem adquirida é enviado automaticamente ao WhatsApp do comprador, servindo como bilhete digital a ser mostrado no leitor de QR Code instalado nas catracas. Durante o processo de compra, é sempre importante observar se há o sinal de verificação do WhatsApp para ter certeza de que está conversando com o assistente virtual oficial do TOP.

Além do APP TOP e do WhatsApp TOP, a Autopass, maior empresa privada do País de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica, responsável pelo TOP, oferece também as máquinas de autoatendimento para compra de bilhetes nas estações do Metrô, CPTM, ViaMobilidade e ViaQuatro, além de 8 mil pontos comerciais espalhadas pela capital e RMSP. Já em parceria com o Google, o TOP está disponível dentro do Wallet para usuários de celulares com Android.

“Dentro de nossas pesquisas para entender o comportamento e necessidades dos passageiros, vimos que eles pediam um controle maior da forma de comprar o seu bilhete e, consequentemente, fazer isso de uma maneira simples e rápida. Nada melhor que o celular para centralizar essas ações. Feito isso, temos um app que cresce bem na sua utilização, e o WhatsApp TOP já se consolida como a terceira maior forma de aquisição do Bilhete Digital QR Code no Metrô e na CPTM” afirma Daniel Takatohi, diretor de Negócios e Marketing da Autopass.

Carteira do Google

Recentemente o bilhete TOP também passou a ser disponibilizado na Carteira do Google. Por lá é possível comprar e armazenar o seu bilhete para embarque na CPTM e no Metrô. Se você usa o sistema operacional Android em seu celular e quer saber mais, acesse ao vídeo com o passo a passo: