23.7 C
São Paulo
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Pirelli destaca a importância da manutenção veicular durante a transição do Maio Amarelo para as férias do meio do ano

À medida que o Maio Amarelo, mês de conscientização para redução de acidentes no trânsito, chega ao fim, os motoristas têm uma oportunidade de fazer um exercício prático de manutenção de seus veículos: as viagens de férias do meio do ano. Nessa época, é essencial garantir que seu carro esteja em ótimas condições para proporcionar segurança e tranquilidade no passeio com a família.

O Maio Amarelo desempenha um papel significativo na conscientização sobre a segurança no trânsito, incentivando motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas a adotarem comportamentos responsáveis nas vias. Neste contexto, a Pirelli destaca que a manutenção veicular regular e a verificação dos pneus são aspectos cruciais para garantir a segurança rodoviária e evitar contratempos.

Viajar de carro oferece a liberdade de explorar novos destinos e aproveitar momentos especiais com familiares e amigos. No entanto, é fundamental dedicar um tempo para inspecionar o veículo antes da viagem e realizar a manutenção necessária. Além disso, os pneus são o único ponto de contato entre o carro e o piso da estrada, desempenhando um papel vital na segurança e no desempenho do veículo”, disse Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli.

Abaixo, observe algaumas medidas para garantir uma viagem tranquila:

  • Faça a calibragem: pneus com a pressão adequada oferecem melhor aderência, reduzem o risco de aquaplanagem e melhoram a eficiência energética, consumindo menos combustível. Consulte o manual do proprietário ou a etiqueta afixada no veículo para obter a pressão correta. Esse número varia de carro para carro.
  • Realize o rodízio dos pneus: fazer a rotação dos pneus regularmente promove um desgaste mais uniforme, prolongando sua vida útil e melhorando o desempenho geral do veículo. Novamente, essa informação está descrita no manual do proprietário.
  • Verifique a profundidade dos sulcos: pneus desgastados têm menos aderência, especialmente em condições adversas de chuva. Substitua imediatamente os pneus se a profundidade dos sulcos estiver no limite do TWI.
  • Faça o alinhamento e balanceamento regular: um alinhamento inadequado pode causar desgaste dos pneus e prejudicar a dirigibilidade do veículo. O balanceamento correto reduz as vibrações e proporciona uma condução mais suave.
  • Verifique os sistemas de suspensão e freios: um sistema de suspensão em bom estado melhora o conforto e a estabilidade do veículo. Os freios devem ser inspecionados regularmente para garantir a eficácia e a segurança em situações de emergência.

A Pirelli, uma empresa comprometida com a segurança viária nas Organizações das Nações Unidas (ONU), recomenda a todos os motoristas que realizem a manutenção preventiva de seus veículos e pneus. A segurança no trânsito deve ser uma prioridade constante, independentemente do mês do ano. É importante que sempre se adote uma abordagem proativa em relação à manutenção veicular. A melhor maneira para tal é consultar regularmente profissionais especializados em manutenção, com o objetivo de verificar e realizar os devidos ajustes nos sistemas essenciais, como suspensão e freios, além de fazer o alinhamento e o balanceamento. Essas medidas garantem o bom desempenho do veículo, a estabilidade nas estradas e a segurança de todo o ecossistema.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Régis Silva
    Régis Silva
    Régis Silva é redator de conteúdo dos sites de mobilidade urbana do Grupo PLN.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS