23.7 C
São Paulo
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Movimento Maio Amarelo busca conscientizar motoristas

O primeiro dia útil de maio registrou 19 acidentes apenas no período da manhã na Grande São Paulo. Ao menos oito pessoas ficaram feridas. Com a intenção de reduzir essas perdas, o Maio Amarelo é um movimento de conscientização voltado aos motoristas, para reduzir os acidentes e mortes no trânsito. O mês foi escolhido depois que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, em 11 de maio de 2011, a Década de Ações para Segurança do Trânsito. Já a cor amarela simboliza a atenção e advertência no trânsito. 

Pensando em maneiras de garantir uma direção segura e fazer com que os veículos sempre estejam em condições adequadas para estarem nas vias, algumas companhias apresentam dicas e soluções, que facilitam o dia a dia de quem dirige. Confira:

Dicas de segurança 

Zul+

Zul+, da Estapar, é um aplicativo criado para facilitar a vida de quem dirige. Pensando na segurança, o app oferece a possibilidade de registrar as revisões do veículo, indicando as peças que foram trocadas e em quais datas. Assim, com a correria do dia a dia, o motorista não corre o risco de esquecer a data da próxima revisão. Além disso, também é possível localizar a concessionária mais próxima pela plataforma. 

“O Zul+ sempre preza por auxiliar a vida dos condutores e a segurança é um tema presente. Sabemos que nem todos lembram da última vez que trocaram o óleo do carro, por exemplo, o que pode acarretar em um prejuízo futuro para ao motorista”, analisa André Brunetta, Diretor de Inovação e Digital da Estapar. 

Por fim, ainda de olho na segurança, é possível realizar uma cotação de seguros pelo aplicativo ou cadastrar a apólice do veículo para aqueles que já possuem o serviço contratado. Assim, numa emergência, o motorista não perde tempo procurando detalhes da cobertura ou os telefones da seguradora, pois tudo isso estará disponível no aplicativo.

Klubi

Klubi é a única fintech autorizada pelo Banco Central a operar como administradora de consórcios e oferece crédito para quem sonha em ter um carro. Em parceria com o  piloto Luiz Razia, a marca traz  dicas de prevenção a acidentes de trânsito em seu canal do YouTube, contribuindo  na conscientização sobre a segurança durante o Maio Amarelo.

“Morrer vítima da violência no trânsito, principalmente quando se consegue provar cientificamente que as causas dessa morte poderiam ter sido evitadas com a simples mudança de atitude, nunca poderá ser considerada uma morte normal”, aponta Razia. 

De acordo com um levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), a cada ano morrem aproximadamente 1,3 milhão de pessoas em consequência de acidentes de trânsito e estima-se que outros 50 milhões sofrem lesões que os incapacitam, parcial ou totalmente. Isso significa que a cada seis segundos alguém perde a vida ou fica gravemente ferido por causa de um acidente de trânsito.

“Todas as marcas que operam direta ou indiretamente com o setor automotivo deveriam atuar em prol do Maio Amarelo. Nos nossos conteúdos, alertamos sobre as principais causas de acidentes atualmente, como o uso do celular, revisão do carro, sinalização, regras de trânsito, embriaguez ao volante e a importância do uso do cinto de segurança, que é um dos maiores potencializadores da gravidade dos acidentes”, finaliza Razia. 

Manutenção do carro para prevenir acidentes

Turbi é uma plataforma 100% digital para aluguel de carros que oferece uma solução prática e sem burocracias para democratizar o acesso ao carro. Segundo o Chief Growth Officer, Luiz Bonini, a manutenção veicular preventiva merece destaque na prevenção de acidentes. Segundo dados da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos no Brasil (Sindrepa), 47% dos veículos envolvidos em sinistros ou acidentes apresentavam algum tipo de falha prévia.

“A manutenção preventiva garante o melhor funcionamento dos componentes de segurança do veículo. Por exemplo, uma suspensão com problemas pode impactar na dirigibilidade do carro e aumentar os riscos de uma colisão. A boa experiência com a Turbi é o mais importante e a manutenção de carros é essencial para isso. Além de garantir a segurança de quem aluga o carro, promove uma boa vivência”, aponta Bonini.

Operando com veículos disponíveis para aluguéis a partir de uma hora e também de contratos de assinatura, a Turbi aposta na proximidade com o cliente e em um serviço de cadastro 100% digital e menos burocrático para proporcionar a experiência de carro na garagem“Esse é um modelo que nós usamos tecnologia própria para monitorar os veículos e retirar o carro com o cliente quando chega a hora de fazer uma manutenção preventiva, ou quando nos reportam algum problema, garantindo conforto e segurança para nossos usuários”, finaliza o executivo.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Régis Silva
    Régis Silva
    Régis Silva é redator de conteúdo dos sites de mobilidade urbana do Grupo PLN.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS