23.7 C
São Paulo
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Maio Amarelo: Tecnologia ajuda a reduzir acidentes em meio aos desafios das estradas brasileiras

Um dos principais problemas estruturais enfrentados em todo o Brasil, e muito debatido durante o Maio Amarelocampanha que dedica o mês a promover debates sobre melhorias no trânsito – é a má conservação das estradas, que tem sido um desafio constante para os profissionais de logística.

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), só em 2022 foram registrados 64,4 mil acidentes em rodovias federais, sendo que em 82% dos casos sendo com vítimas em diferentes condições. Ao todo foram 5.432 mortes.

Lidar com risco de acidentes, possíveis fatalidades e gastos extras com manutenções constantes são preocupações que fazem parte da rotina dos gestores de frota. Nesse cenário, a tecnologia se tornou uma aliada permanente para otimizar possibilidades, ajudando a visualizar condições reais de deslocamento, evitar acidentes e preservar tanto a segurança dos motoristas como a integridade das cargas.

Proprietária das tecnologias mais adotadas pelas grandes empresas de logística e transporte, a Trimble Transportation Latam vem promovendo uma mudança na atuação das companhias, que vai desde o mapeamento da rota mais segura a partir de uso de dados até videomonitoramento com uso de Inteligência Artificial para garantir a segurança dos motoristas.

Após a adoção de tecnologias da Trimble, o LOTS Group, que oferece soluções de transporte para a indústria, viu o índice de eventos de fadiga entre os condutores cair em 87% com as câmeras inteligentes que identificam distração por uso de celular ou sonolência. Já os casos de excesso de velocidade, tiveram queda de 78%.

“Temos diversos registros de como a adoção de tecnologia aprimorou processos dentro das empresas. Com a Inteligência Artificial, por exemplo, o trabalho de análise é feito sobre todas as ações. Então ao contrário da análise humana, que em geral é por amostragem, aqui o gestor consegue ter uma análise do quadro todo e se basear nestes dados para tomar ações para tornar o ciclo mais eficiente”, explica Rony Neri, diretor da Trimble Transportation Latam.

Atuação em ESG

Conscientização sobre um trânsito melhor e mais seguro, como propõe a campanha Maio Amarelo, também passa atualmente pelos valores ESG (sigla em inglês que une a responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa).

A logística, como parte integrante das cadeias de suprimento, desempenha um papel crucial na redução do impacto ambiental e na atuação com responsabilidade social. Entre as ações que a tecnologia aplicada à logística permite, estão: a avaliação constante dos índices de redução de acidentes, diminuição do desperdício de combustíveis, o que gera menos emissão de CO2, além dos processos digitais, que reduzem o uso de papel.

“O gestor de frotas que está atualizado com o mercado sabe que ter um planejamento de ações ESG é um caminho importante. Sem isso, o espaço de crescimento para a empresa que ainda não tem essa preocupação, vai ser cada vez menor. Tudo está interligado e interfere na imagem das companhias”, analisa o diretor da Trimble Transportation.

Sobre a Trimble

A Trimble é uma empresa de tecnologia que transforma o modo como o mundo trabalha, fornecendo soluções que possibilitam aos nossos clientes prosperar. Tecnologias de posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados conectam os mundos físico e virtual para aumentar a produtividade, qualidade, segurança, transparência e sustentabilidade. Presente com seus produtos no Brasil há mais de três décadas, a Trimble transforma indústrias como agricultura, construção, geoespacial e de transportes & logística, oferecendo produtos para os mais diversos fluxos de trabalho, desde os mais específicos até soluções corporativas que cobrem os ciclos produtivos. Para mais informações sobre a Trimble (NASDAQ: TRMB), visite o site.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Régis Silva
    Régis Silva
    Régis Silva é redator de conteúdo dos sites de mobilidade urbana do Grupo PLN.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS