Prefeitura de Campinas recapeou 22 km de vias desde o início deste ano

A Prefeitura de Campinas tem realizado um intenso programa de recapeamento viário na cidade, tendo recapeado cerca de 22 quilômetros de vias desde o início deste ano até o dia 22 de maio. Esse trabalho é realizado por meio de duas frentes: uma com financiamento da Desenvolve SP, agência do governo do Estado de São Paulo, e outra com recursos próprios da prefeitura. No total, foram utilizadas aproximadamente 16,5 mil toneladas de massa asfáltica para o recapeamento.

O processo de recapeamento consiste na fresagem das ruas e avenidas, que é a remoção da camada superficial desgastada do asfalto, seguida da aplicação de uma nova camada de massa, que é compactada. Essa ação tem como objetivo aumentar a durabilidade e a qualidade do pavimento, especialmente em vias antigas ou muito desgastadas pelo intenso tráfego, tanto nas áreas centrais quanto nos bairros da cidade.

Por meio de uma parceria com o Estado, a prefeitura obteve um financiamento de cerca de R$ 80 milhões, permitindo que o programa de recapeamento alcance aproximadamente 70 quilômetros de vias. Com a atuação de duas empresas, as obras começaram simultaneamente em 11 de abril, nas avenidas Brasil e Barão de Itapura. Além dessas, outras vias já foram recapeadas ou estão em processo de finalização, como as avenidas Carolina Florence, Luiz Smânio, Heitor Penteado e Júlio Prestes, totalizando 10 km de extensão e 75 mil metros quadrados de recapeamento.

Entre as vias que estão em andamento ou terão início em breve, destacam-se a Rua Conceição, no centro; Rua Buarque de Macedo, em Guanabara; Rua Duarte Coelho, em Taquaral; Rua Maria Monteiro, no Cambuí; Rua Dr. Shigeo Mori, na Cidade Universitária; e Avenida Albino J. Oliveira, em Barão Geraldo.

Além da parceria com o Estado, a Prefeitura de Campinas realizou aproximadamente 12 km de recapeamento em bairros como Jardim Campos Elíseos, Vila Lídia, Bonfim, São Bernardo, DIC 5 (Ouro Verde), Jardim Santa Lúcia, Taquaral e Barão Geraldo. Recentemente, foi iniciado o recapeamento da Avenida Papa João Paulo, no bairro Gramado, com aproximadamente 11 mil metros quadrados e 950 metros de extensão, nas duas vias ao lado do canteiro central.