ViaMobilidade culpa a CPTM pelo descarrilamento desta quinta, dia 30

A concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 voltou a culpar a CPTM após mais um descarrilamento de trem.

Na manhã desta quinta-feira, dia 30, por volta das 07h, um trem descarrilou entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda.

O diretor de operações da ViaMobilidade, Paulo Ferreira, deu entrevista para um programa de televisão e disse que recebeu os materiais da CPTM com “deterioração”.

Segundo Paulo Ferreira, os dormentes, os trilhos, as britas e até os trens estão em dado grau de deterioração.

A concessionária volta a bater na tecla de que recebeu trens velhos, que operavam em outras linhas ou que se quer operavam.

Márcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade, deu a mesma declaração em outra ocorrência. A concessionária prefere culpar a CPTM ao assumir que pouco fez em mais de um ano.

Como mostrou o Mobilidade Sampa, a concessionária mente ao dizer que só recebeu trens velhos da CPTM.

Vale destacar que a concessionária sabia o estado de toda a estrutura que receberia ao assinar o contrato de concessão.

Vamos comparar a frota de trens?

A ViaMobilidade recebeu da CPTM a seguinte frota:

  • Série 7000: Trens fabricados entre os anos de 2009/2010, hoje composta por 38 trens, já que outros dois, após análise, foi constatado que não era viável a sua recuperação dado os dados.
  • Série 7500: Fabricados em 2010, entraram em operação na linha 9-Esmeralda, onde operou por anos, sendo remanejado para outras linhas posteriormente, e sendo “emprestado” para s ViaMobilidade após a concessão.
  • Série 8500: Trens fabricados entre 2014-2016, operavam na linha 11-Coral, sendo uma das frotas mais novas da CPTM, onde algumas unidade foram emprestadas para a ViaMobilidade e deverão ser os primeiros a serem devolvidos com a chegada dos trens da própria concessionária.
  • Série 5400: Essa é a única frota de trens antiga que a ViaMobilidade realmente recebeu. São trens fabricados nos anos 70, comprados para operar pelas linhas da Fepasa. Foram modernizados em 2013 pela CPTM para circular na extensão operacional da linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno.

Já a CPTM possuí a seguinte frota:

  • Série 2000: Fabricado em 2000, opera na linha 12-Safira
  • Série 2070: Fabricado em 2008, opera na linha 12-Safira
  • Série 2100: Fabricado entre 1974-1977, opera na linha 10-Turquesa
  • Série 2500: Fabricado em 2020, opera na linha 13-Jade
  • Série 3000: Fabricado em 2000, opera na linha 10-Turquesa (atualmente estão aguardando revisão)
  • Série 8000: Fabricado em 2009, operou por anos na linha 8-Diamante, posteriormente na linha 9-Esmeralda, hoje opera na linha 11-Coral
  • Série 8500: Fabricado entre 2014-2016, opera no Serviço 710 e na linha 12-Safira
  • Série 9000: Fabricado entre 2012-2013, opera na linha 12-Safira
  • Série 9500: Começou a operar em 2017 na Linha 7-Rubi e hoje atende o Serviço 710

ViaMobilidade acumula problemas em um ano de concessão

A concessionária ViaMobilidade está à frente das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda há pouco mais de um ano.

Neste período acumula diversas ocorrências, como descarrilamento de trens, avanços de sinal, colisão de trem e até a morte de um funcionário eletrocutado.

O Ministério Público acompanha os fatos e deve pedir na justiça a anulação da concessão, que é alvo de críticas diárias dos próprios usuários das duas linhas.