Obras da linha 6-Laranja danificam casas na Freguesia do Ó

Obras da linha 6-Laranja de metrô, em construção pela Acciona, estão danificando casas na Freguesia do Ó.

É o que denunciaram os moradores da região em reportagem da “TV Globo”.

Segundo os moradores, os danos estão afetando as estruturas das edificações. Há relatos de que até uma creche foi afetada pela obra.

Comerciantes contam que um trecho da obra na Avenida Miguel Conejo teve início em novembro, na altura do número 850. A promessa era durar dois meses, até janeiro. Porém, quatro meses depois, o tapume continua interditando parte da avenida.

O prédio da creche municipal Maura Duarte Nuvens, que fica em frente à obra, está interditado por apresentar rachaduras. A unidade, que recebia diariamente mais de cem crianças, foi desativada.

No ano passado, uma cratera se abriu e engoliu parte da Marginal Tietê, logo após o tatuzão chegar ao Poço Aquinos.

Na época, um laudo contratado pela Acciona culpou a Sabesp pelo acidente. No entanto, o IPT concluiu que houve falha da Acciona na execução da obra.

Em nota ao Mobilidade Sampa, a Acciona, responsável pelas obras da futura Linha 6-Laranja, informou que o problema está restrito a 12 imóveis especificamente, os quais a companhia mantém contato diário com todos os proprietários, cinco destes já tiveram reparos iniciados.

A empresa informa também que monitora outros sete prédios, cujo início dos reparos está sendo agendado para os próximos dias.

Confira nota completa:

“A ACCIONA, responsável pelas obras da futura Linha 6-Laranja, informa que o problema está concentrado entre as Ruas Simão Velho e Matheus Leão e na Avenida Miguel Conejo, ficando restrito a 12 imóveis especificamente, os quais a companhia mantém contato diário com todos os proprietários, cinco destes já tiveram reparos iniciados. A empresa informa também que monitora outros sete prédios, cujo início dos reparos está sendo agendado para os próximos dias. Aqueles que precisaram ser removidos de suas residências receberam todo o apoio dos profissionais envolvidos nas tratativas.

A ACCIONA possui uma equipe de Comunicação Social que segue em contato direto com moradores e comerciantes, informando a todos sobre as tratativas e respondendo aos questionamentos. Desta forma, todos os envolvidos já foram contatados pela construtora e estão cientes dos processos para melhor solução dos possíveis problemas junto a equipes de engenharia do projeto que realizam vistorias constantes. Por fim, a empresa reitera que no momento não há atividades no local, portanto não há risco de novos danos”.