Obras da Linha 6-Laranja de metrô desmoronam e interditam Marginal Tietê

Uma cratera se abriu na pista local da Marginal Tietê, sentido rodovia Ayrton Senna, ao lado da Avenida Santa Marina, antes da Ponte da Freguesia do Ó, após o asfalto ter cedido, ao lado das obras da futura Linha 6-Laranja de metrô. Não houve feridos.

O desmoronamento ocorreu por volta das 9h desta terça-feira, 1º de fevereiro de 2022, ao lado de um poço cavado construído entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó.

Em entrevista à TV Globo, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, disse que o vazamento de uma galeria de esgoto da Sabesp causou o acidente. Segundo Galli, provavelmente o solo não suportou o peso da galeria de esgoto, que passava a três metros do “tatuzão” e se rompeu. Ainda de acordo com Galli, o “tatuzão” não atingiu a tubulação. Uma auditoria será aberta para investigar as causas do acidente.

“Houve o rompimento da galeria de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel e houve o início de vazamento às 8h21. O solo não aguentou. A tuneladora passava a 3 metros dessa galeria, portanto não houve um impacto da tuneladora com a galeria”, afirmou o secretário.

Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os trabalhadores da obra conseguiram sair a tempo e ao menos dois que tiveram contato com a água contaminada foram socorridos.

As pistas local e central da Marginal Tietê, sentido rodovia Ayrton Senna, antes da Ponte da Freguesia do Ó, ficaram totalmente interditadas. O tráfego de veículos foi desviado pelas faixas da pista expressa.

Linha Uni e Acciona

A Linha Uni e a Acciona, responsáveis pelas obras da Linha 6-Laranja, divulgaram uma nota sobre o acidente. Leia nos tuítes abaixo:

https://twitter.com/LinhaUni/status/1488541009885679623?s=20&t=9jrCy4x7gWCcsB6hDqhrPw
https://twitter.com/LinhaUni/status/1488541242237624321?s=20&t=9jrCy4x7gWCcsB6hDqhrPw

Sabesp

A Sabesp também divulgou uma nota sobre o acidente. Leia nos tuítes abaixo:

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos também divulgou uma nota sobre o acidente. Leia nos tuítes abaixo:

Trânsito na Marginal Tietê

Veja como está o trânsito na região: