Lirabus testa ônibus rodoviário elétrico da BYD para clientes da Azul

Foto: Divulgação

Um ônibus rodoviário 100% elétrico da BYD começou a ser testado pela Lirabus, empresa de fretamento que transporta os clientes da companhia área Azul. O veículo é utilizado no traslado de seus passageiros na linha Tamboré-Viracopos, em duas viagens pela manhã e duas à tarde.

A expectativa é que, em breve, o veículo seja testado também nos trajetos entre o Aeroporto de Congonhas e o Aeroporto de Viracopos e entre o Aeroporto de Congonhas e a Rodoviária da Barra Funda, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros. A iniciativa é uma parceria da BYD, Azul e da Lirabus, empresa do setor de transportes conhecida por operar no segmento de fretamento, linhas rodoviárias e trechos intermunicipais em São Paulo.

“Buscamos alternativas para oferecer aos nossos clientes opcões de mobilidade cada vez mais sustentáveis”, afirma César Frizarini, gerente comercial da Lirabus. O ônibus D9F da BYD tem 12 metros, é silencioso, não emite carbono e tem capacidade para transportar 46 passageiros.

“O modelo D9F, além de ser sustentável, oferece ao cliente rodoviário economia e alto desempenho nas estradas. Trata-se de uma ótima oportunidade para o translado entre aeroportos e cidades”, afirma Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD.

“Na Azul, estamos de maneira constante implementando inovações para melhorar ainda mais a experiência dos nossos clientes, e o ônibus elétrico faz parte desta estratégia. Além disso, este experimento em rotas selecionadas é mais uma iniciativa das políticas de ESG da companhia”, afirma Felipe Masson, gerente sênior de Experiência do Cliente da Azul.

O chassi BYD do modelo D9F traz baterias que podem ter autonomia de 300 km, além de 402 CV de potência e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro. Em sua configuração interna, encontram-se sistemas de áudio e vídeo, conectores USB e poltrona reservada com elevador para acessibilidade. Com essa autonomia, é possível realizar médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação. O ônibus tem baixo consumo energético e de manutenção. A garantia da bateria é de 8 anos ou 500 mil km