Iniciadas obras para dar mais segurança ao túnel do VLT em Santos

Os trabalhos para tornar mais seguro o túnel do VLT, no José Menino, foram iniciados na quinta-feira (2/3) com a instalação de um canteiro de obras.

Ali serão fabricadas 710 peças pré-moldadas de concreto, que, assentadas ao longo da área interna, funcionarão como barreiras, eliminando os riscos a pessoas que possam permanecer no recinto de passagem do veículo. A empreiteira vencedora da concorrência pública para os serviços tem oito meses para executá-los.

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  • A obra também inclui instalação de obstáculos no espaço entre os trilhos e os dois sentidos de direção dos trens, impedindo, por questões de segurança, a circulação de ciclistas no interior do túnel, conforme explicou o secretário de Serviços Públicos, Wagner Ramos.

    As especificações da obra atendem ao projeto básico da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), do Governo do Estado, que financia a implantação do VLT.

    Com 110 metros de extensão, o túnel do VLT receberá cinco conjuntos de peças que funcionarão como barreira: dois conjuntos nas laterais, junto às paredes; dois nos vãos de cada par de trilhos, e o último, denominado de barreira de segurança New Jersey, a ser instalado entre as duas mãos de direção dos trens.

    Originária de New Jersey (EUA), a barreira que leva esse nome atua como elemento fixo de contenção, separação de fluxos de tráfego ou delimitação provisória de pistas em obras.

    “Todas a peças serão pré-moldadas durante o dia, passarão pelo período de cura do material e serão estocadas, já que serão assentadas apenas entre 0h30 e 4h30, período em que o VLT não funciona”, frisou o secretário Wagner Ramos.

    As obras de proteção representam um investimento de R$ 931.351,49, recursos provenientes da Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), voltado ao setor público dos municípios, estados e Distrito Federal.