BYD apresentará soluções de energia limpa para o setor público durante a Frente Nacional de Prefeitos

A BYD (Build Your Dreams), a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, participará, entre os dias 13 e 14 de março, da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, a FNP. A BYD terá um estande, onde apresentará por meio de vídeo todos os seus negócios voltados ao mercado de energia limpa, mobilidade elétrica e logística verde. O evento acontecerá no Hotel Royal Tulip, na Asa Norte, em Brasília.

Uma das grandes soluções sustentáveis que serão apresentadas pela BYD na FNP são os ônibus elétricos, que garantem uma mobilidade urbana das cidades com zero emissão de poluentes. Para o mercado brasileiro, a BYD oferece chassis de ônibus 100% elétricos com carrocerias fabricadas por parceiros locais. Os ônibus são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%.

Cada ônibus 100% elétrico BYD evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo (Considerando 72.000 km rodados/ano).

Em todo o mundo, a BYD tem 70 mil ônibus elétricos circulando. Na América Latina, são 1.500 ônibus urbanos 100% elétricos em operação. No Chile, o excelente desempenho dos veículos elétricos levou o cliente a fazer novas encomendas. Hoje a BYD possui 424 ônibus elétricos em operação no país, que já deixaram de emitir 230.000 toneladas de CO².

No Brasil, a BYD tem capacidade anual de produção de 2 mil chassis de ônibus para atender várias cidades no Brasil. Já são 93 ônibus elétricos em circulação em 13 cidades (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Fortaleza, região metropolitana de Salvador, Vitória, Campinas, Maringá, São José dos Campos).

Módulos fotovoltaicos e baterias

A BYD também produz equipamentos de energia solar, que garantem economia e independência energética para cidades comprometidas com a redução de emissão de carbono. Os módulos fotovoltaicos são fonte de energia 100% limpa e renovável. Os sistemas de armazenamento da BYD são de fácil instalação, vida útil prolongada e baixa manutenção.

A BYD é líder mundial na fabricação de baterias. A empresa disponibiliza diversos modelos de baterias para as diferentes necessidades do mercado, sendo aplicadas nas áreas urbanas e rurais dos municípios. Com fábrica instalada em Campinas, no interior de São Paulo, a BYD do Brasil atingiu em 2019 a marca de mais de 1,3 GWp de módulos solares fornecidos, correspondendo a quase um terço do mercado nacional, que alcançou a marca de 3 GWp instalados (sendo 1,0 GWp somente em geração distribuída), conforme projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) baseado em dados na Aneel.

Empilhadeiras e caminhões

A BYD tem como missão ajudar cidades a superar a crise energética e reduzir a poluição ambiental por meio de utilização de fontes de energia limpa. As empilhadeiras 100% elétricas da BYD também são excelente solução sustentável na logística das cidades, e garantem redução das emissões de poluentes. São eficientes, robustas, possuem bateria de fosfato de ferro-lítio e resistentes à água. O novo modelo de empilhadeira retrátil RTR 20, por exemplo, tem capacidade de carga de duas toneladas. O uso de uma única bateria e o seu carregamento rápido reduzem os custos operacionais e aumentam a produtividade.

Outra solução de energia 100% limpa da BYD é o caminhão multivocacional elétrico BYD eT7 12.220. O veículo conta com 230 km de autonomia e tem capacidade para atuar em uma ampla gama de aplicações. O modelo é equipado com a bateria de fosfato ferro-lítio, que garante a autonomia e a total segurança e adaptação às necessidades da frota.

Monotrilho SkyRail

A BYD também é responsável por dois grandes projetos de monotrilhos SkyRail no Brasil: um em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e outro na cidade de São Paulo, na linha 17-Ouro que está sendo implantada. Os trens do monotrilho estão sendo construídos na fábrica da BYD em Guang’na, na China. O monotrilho é um veículo sustentável, com zero emissão de poluentes, design moderno e tecnologia de ponta.

Os trens do monotrilho têm funcionamento totalmente automático, sem necessidade de condutor e operam com tração elétrica, sustentada por pneus que andam sobre vigas de concreto.

Sobre a BYD

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17-Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação.

84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos

  • Data: 13 e 14 de março
  • Horário: 9h30 às 19h (segunda) e 9h às 13h (terça)
  • Local: Hotel Royal Tulip Brasília
  • Endereço: SHTN Trecho 1 Conjunto 1B Bloco C – Asa Norte