Situação das chuvas no Litoral Norte de São Paulo

Devido às fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte, o governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública nas cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. O temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos, levando à interdição de algumas vias de acesso.

Equipes médicas estão de prontidão para atender à população, enquanto a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que os hospitais regionais da região estão prontos para receber possíveis feridos.

A Defesa Civil do Estado está acompanhando as ações de atendimento aos afetados pelas chuvas, com seis equipes trabalhando nos municípios afetados. Até agora, foram registrados 19 óbitos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas. Além disso, o Exército Brasileiro autorizou o emprego de tropas e meios para apoiar as vítimas das chuvas.

As ações para desobstrução das rodovias atingidas pelas chuvas também estão em andamento, com o Governo do Estado de São Paulo trabalhando para liberar o tráfego. No momento, a rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) está interditada devido ao rompimento de tubulação e a queda de barreiras, e os motoristas devem usar rotas alternativas.

A Sabesp está trabalhando para restabelecer o abastecimento de água na região, com a situação do abastecimento variando entre os municípios.

Siga o Twitter do Governo do Estado de São Paulo (@governosp) para ficar atualizado sobre a situação das chuvas no Litoral Norte.