Gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos está liberada no Bilhete Único

A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos no Bilhete Único foi liberada nesta quarta-feira, dia 1° de fevereiro de 2023.

“Os passageiros dessa faixa etária poderão recarregar a gratuidade, todo início de mês, no mesmo cartão Bilhete Único que utilizavam anteriormente”, disse a SPTrans em nota.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Para ter acesso à novidade, o passageiro deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.

    Decreto de dezembro de 2022 estabeleceu gratuidade para faixa etária

    A gratuidade a pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, o passageiro nessa faixa etária pode apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque. O Bilhete Único traz maior comodidade e conforto, permitindo que os passageiros passem a catraca e acessem a parte traseira do ônibus, onde há mais oferta de assentos. Passageiros que preferem desembarcar pela frente devem continuar apresentando seu documento ao motorista, como prevê o Estatuto do Idoso.

    Cartão

    Para saber se seu cartão está ativo, basta digitar seu CPF no site.

    Os créditos gratuitos serão concedidos a qualquer pessoa entre 60 e 64 anos que já possui o Bilhete Único cadastrado. Quem ainda não possui deve solicitar no site.

    Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via gratuitamente no site.

    Atenção

    O Bilhete Único Comum é de uso pessoal e intransferível, portanto deve ser utilizado somente por seu proprietário, inclusive no caso de passageiros com idades entre 60 e 64 anos, que passaram a ter direito à gratuidade no transporte. A fiscalização será realizada por meio das câmeras instaladas no interior dos ônibus. A utilização do bilhete destas pessoas por terceiros levará à suspensão do benefício.