Dirigir após ingerir bebida alcoólica pode gerar multa de R$ 3 mil; valor dobra em caso de reincidência

O Carnaval está aí e muitos motoristas já começaram a pegar a estrada. Para celebrar, é comum acabar tomando uma cervejinha, uma caipirinha, drinks ou outra bebida alcoólica. O problema, no entanto, está em dirigir após ingerir álcool. Além dos perigos que a combinação bebida e direção acarretam para motoristas, acompanhantes e pedestres, a multa para quem é flagrado embriagado ao volante é considerada gravíssima e a penalidade é 10 vezes o valor de uma infração desta categoria, totalizando R$ 2934,70, além de ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa por 12 meses. Em caso de reincidência, esse valor dobra. 

Se o motorista for parado em uma blitz, e o teste do bafômetro constatar concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou mais de 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, além da medida administrativa já mencionada, a ação pode ser enquadrada como crime de trânsito. Neste caso, a pena é detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Vale lembrar que a legislação não prevê a obrigatoriedade de fazer o teste do bafômetro. Neste caso, se o motorista apresentar sinais de embriaguez, ele terá que pagar a multa e poderá ter o direito de dirigir suspenso, sem a possibilidade de ser autuado por ter cometido crime de trânsito.

    “Independente de multa ou processo criminal, os motoristas nunca devem ingerir bebidas alcoólicas se forem dirigir. Não se trata apenas de penalidades impostas pela lei, mas sim de manter a segurança de toda a população”, afirma André Brunetta, co-fundador do aplicativo Zul+, da Estapar, e Diretor de Inovação e Digital da Estapar.

    Com o feriado prolongado, muitas pessoas devem aproveitar para descansar e não é legal perder tempo parado nas cabines de pedágio. Então, o aplicativo entra mais uma vez em ação com a Tag Zul+, aceita em todas as praças de cobranças do Brasil e em mais de 400 estacionamentos, permitindo fugir das grandes filas. Ela ainda pode ser carregada por Pix, cartões de débito ou crédito, boletos bancários Google Pay e Apple Pay. E mais um diferencial: a tag não possui mensalidade, apenas uma taxa de recarga de 10% sobre o valor total.

    Outro ponto importante antes de viajar é conferir se a documentação do veículo está em dia. No aplicativo, tributos como IPVA, licenciamento e multas dos carros podem ser verificados, além de ser possível pagar as taxas pendentes com poucos cliques. Todas essas tarifas podem ser pagas em até 12 vezes e apresentam diversas formas de pagamento disponíveis.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn