A ABASP – Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo através de sua contratada Autopass, maior empresa privada de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica do Brasil, junto da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, continuam inovando na experiência tecnológica para os passageiros do transporte público paulista com o embarque via NFC.
Agora, mais 12 estações do metrô e da CPTM devem receber a tecnologia nas próximas semanas, começando com a Barra Funda (Linha 7-Rubi), que desde o último dia 12/2 oferece essa possibilidade de embarque aos passageiros. Em São Paulo, a estação João Dias da ViaMobilidade já opera com a tecnologia desde 2021.
Até o final de fevereiro, serão instaladas catracas de NFC em mais estações, como Jabaquara (Linha 1-Azul), Ipiranga (Linha 10-Turquesa) e Consolação (Linha 2-Verde).
A relação completa estará disponibilizada no site da Autopass em breve.
Como funciona o embarque via NFC
Com o NFC, os passageiros do transporte público paulista podem passar pela catraca utilizando um cartão de débito ou crédito (tanto físicos como digitais, disponíveis nos aplicativos de contas nos smartphones e wearables) das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
Até o final de fevereiro serão instaladas catracas de NFC em mais estações, como Jabaquara (Linha 1-Azul), Ipiranga (Linha 10-Turquesa) e Consolação (Linha 2-Verde).
A relação completa estará em breve disponibilizada no site da Autopass.
Caso o usuário do transporte coletivo tenha dúvidas se o seu cartão é ou não habilitado para o uso no pagamento via NFC, basta contatar sua operadora para confirmar a funcionalidade.