A concessionária ViaMobilidade completou um ano à frente das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro de 2023.
Neste período, a concessionária registrou diversos problemas, que envolveram descarrilamentos de trem, batida de trem e até a morte de um funcionário eletrocutado.
Segundo um levantamento da TV Globo, entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, foram registrados ao menos 132 falhas acumuladas.
- A Linha 8-Diamante registrou 52 falhas;
- A Linha 9-Esmeralda registrou 80 problemas que impediram a operação normal dos trens da concessionária;
- A média é de pelo menos uma falha a cada 2,7 dias de operação nas duas linhas;
No mesmo período, a concessionária diz que investiu R$ 1 bilhão na melhoria da prestação dos serviços aos passageiros.
No último ano de operação da CPTM nas linhas 8 e 9 foram registradas 19 falhas, apontou o mesmo levantamento:
- Foram seis falhas na Linha 8-Diamante e 13 na 9-Esmeralda;
- O número é quase sete vezes menor do que as 132 falhas do primeiro ano da ViaMobilidade.
Falhas registradas no período de 27/01 e 26/01 de cada ano
Período | Empresa | 8-Diamante | 9-Esmeralda | Total das duas linhas |
2019-2020 | CPTM | 16 | 29 | 45 |
2020-2021 | CPTM | 3 | 4 | 7 |
2021-2022 | CPTM | 6 | 13 | 19 |
2022-2023 | ViaMobilidade | 52 | 80 | 132 |
ViaMobilidade diz que melhorou os serviços nas linhas 8 e 9
“O resultado das melhorias implementadas desde o dia 27 fevereiro de 2022, que envolvem trens, trilhos, rede aérea, pátios e estações, já é percebido nos indicadores internos da concessionária. Em dezembro, por exemplo, as reclamações registradas na ouvidoria apresentaram redução de 78% em relação ao mês de março. No mesmo período, somadas as duas linhas, houve também redução de 76% no número de falhas operacionais”, disse a concessionária em nota.
No entanto, a nova pesquisa de opinião sobre a qualidade dos serviços prestados pela ViaMobilidade nas Linhas 8 e 9, referente ao segundo semestre de 2022, voltou a apresentar resultados ruins para a concessionária, não conseguindo alcançar nota miníma nos quesitos, obtendo nota zero no Índice de Satisfação do Passageiros, como mostrou o site MetrôCPTM.
Concessionária deixa de receber em caso de falhas
No primeiro ano de concessão, a ViaMobilidade deixou de receber R$ 21 milhões. Esses problemas também geram processos de multa que, se confirmadas, podem levar ao pagamento de mais R$ 22 milhões em penalidades.
A concessionária recebe mensalmente pelo número de passageiros que transporta, no entanto, caso falhas sejam detectadas, são feitos descontos dos valores que a concessionária tem a ganhar.
Ministério Público e concessão das linhas 8 e 9
O Ministério Público abriu investigação contra a ViaMobilidade e após ouvir depoimentos, colher e analisar provas, pediu o fim do contrato de concessão do governo de São Paulo com a ViaMobilidade.
Os promotores paulistas já solicitaram formalmente para a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) que rompa administrativamente o contrato de concessão de 30 anos com a concessionária, no entanto, o governador Tarcísio de Freitas, descarta – neste momento – romper o contrato e cobrou melhorias e mais investimentos nas duas linhas.
O MP vai pedir na Justiça o rompimento do contrato e sua caducidade, solicitando que a CPTM reassuma as duas linhas.
Em entrevista ao g1, o promotor Sílvio Marques disse que vai ingressar na Justiça com um pedido de rompimento do contrato entre o estado e a operadora, mesmo com a decisão atual de Tarcísio.
“A empresa não está cumprindo o contrato que firmou com a administração pública estadual. O Ministério Público está investigando essa concessão porque a população está sofrendo dia a dia. Essa concessão foi um verdadeiro fiasco.”
O promotor informou que a decisão do estado de não romper o contrato está sob análise do Ministério Público: “Esse não rompimento administrativo não significa que o Ministério Público vai aceitar. É a vida e a segurança das pessoas que estão em jogo, nós não vamos permitir que isso aconteça”.
“Vamos tomar todas as providências que estiverem a nosso alcance para que, se essa empresa continuar – nós não gostaríamos -, ela melhore muito e imediatamente [o serviço prestado]”, completou Marques.
Ele afirmou, ainda, que aqueles que não acatarem a recomendação do Ministério Público poderão ser responsabilizados por problemas que venham a ocorrer futuramente nas duas linhas.
“Se acontecer um acidente com mortes, evidentemente, quem autorizar ou quem não tomar providências para que esses acidentes não ocorram, essas pessoas podem responder criminalmente também – no mínimo, por lesão corporal ou homicídio doloso [dependendo do resultado da investigação criminal]”, declarou.
Marques é um dos três promotores que acompanham a prestação de serviço nas duas linhas de trens pela ViaMobilidade na Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital.
ViaMobilidade mente ao dizer que só recebeu trens velhos da CPTM
O presidente da divisão de mobilidade do Grupo CCR, Márcio Hannas, mentiu ao dizer que a ViaMobilidade recebeu os trens mais antigos da CPTM, antiga operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Durante uma entrevista a TV Globo, Hannas disse que a concessionária recebeu trens mais antigos, e que operavam em outras linhas.
A concessionária recebeu trens com média de uso de 11 anos, o Mobilidade Sampa publicou um texto sobre como foi distribuída essa frota e o quem realmente ficou com trens mais velhos.
O que a ViaMobilidade fez em um ano de concessão
Em nota ao Mobilidade Sampa, a ViaMobilidade destacou os principais investimentos realizados no primeiro ano de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Confira abaixo:
- 18,48 km de ação corretiva nos trilhos;
- Inspeção em 100% das catenárias nas duas linhas (172 km);
- Inspeção em 100% das redes aéreas nas duas linhas, pátios e vias auxiliares (197 km);
- 100% de manutenção preventiva nas caixas redutoras, que transmitem a energia dos motores para girar os rodeiros dos trens;
- 28 estações com banheiros reformados, totalizando 130 boxes;
- 18 estações receberam nova pintura interna e externa;
- 848 aparelhos de ar-condicionado passaram por limpeza e manutenção preventiva de toda a frota, além de 365 equipamentos que passaram por manutenção corretiva, garantindo o perfeito funcionamento do ar-condicionado nos trens;
- 100% de troca de rolamentos ponta de eixo de ataque dos truques (conjunto de rodas de cada carro/vagão do trem);
- Reforço nas vedações de faixa de domínio, construindo muros para que o acesso às áreas de operação seja contido, evitando furtos de cabos entre outras ocorrências;
- Revitalização dos reservatórios de água, trocando as caixas que fornecem água para os passageiros;
- Manutenção preventiva de um total de 68 elevadores disponíveis nas 41 estações;
- 660 discos de freio substituídos nos trens;
- Instalação do SIAP (Sistema auxiliar de portas) em 100% dos trens.
“Outra etapa importante de 2022, que prepara o terreno para a chegada dos novos trens, foi a aquisição de veículos auxiliares, fundamentais para a eficiência da manutenção de vias e rede aérea. Atualmente, estão em operação 22 novos veículos e outros 11 serão adquiridos. Só no primeiro semestre de 2023 chegam mais 17”, destacou a ViaMobilidade.
A ViaMobilidade promete ainda, entregar 16 novos trens este ano e investir R$ 2,4 bilhões até 2024 nas linhas 8 e 9.