Especialista alerta sobre a importância da contratação de seguro para viagens de férias

Viajar é uma atividade prazerosa, mas não é uma tarefa fácil. Escolher o destino, comprar as passagens, fazer as malas, reservar o hotel e planejar os itinerários geralmente são os primeiros passos antes do embarque. No entanto, o planejamento correto de uma viagem requer ainda a escolha de um seguro viagem de confiança, passo negligenciado pela maioria dos brasileiros. Como aponta o corretor e diretor do CCS-RJ, Luiz Mário Rutowitsch, somente 35% dos brasileiros asseguram suas viagens ao exterior, e em viagens nacionais, apenas 15% dos brasileiros contratam o serviço.

O levantamento ganha ainda mais importância com a divulgação de uma pesquisa realizada neste ano pela fintech Trigg. De acordo com a correspondente bancária, cerca de 64% dos brasileiros pretendem viajar neste início de ano, período que coincide com o intervalo das férias escolares e recesso para muitos trabalhadores. Com esse panorama em vista, a especialista em seguros da GFT Credmais, Meline Sousa, alerta que com o aumento de viagens, a contratação de um pacote de seguros torna-se mais do que uma precaução. “Estamos vivenciando uma retomada do turismo após dois anos de restrições. Por isso, estamos muito mais suscetíveis a incidentes e imprevistos por estarmos nos acostumando de novo com essa realidade”, enfatiza. 

A corretora salienta a importância da admissão de um plano, enfatizando que a contratação de um seguro viagem é uma das poucas formas de garantir uma viagem com segurança e tranquilidade. “Ao contratar um pacote que assegure sua viagem, você estará garantindo a cobertura de despesas médicas de urgência, hospitalares, extravio de bagagem e danos às malas. Há a possibilidade ainda, em alguns casos, do plano incluir despesas odontológicas e farmacêuticas, fiança e gastos judiciais, bem como regresso sanitário e afins. E claro, é importante sempre estar a par das regras de coberturas do seguro contratado”, destaca. 

Meline discorre ainda sobre a importância da contratação de um seguro adequado às necessidades de cada viagem. “Devemos sempre nos atentar aos seguros com os melhores requerimentos para o seu tipo de viagem. Fatores como duração e o destino da viagem são primordiais, no entanto, deve-se se considerar ainda com mais cautela as necessidades de cada integrante da excursão. Por exemplo, mulheres grávidas, pessoas com doenças preexistentes ou idosos requerem cuidados especiais, que devem estar assegurados no pacote. Além disso, também interferem na escolha do plano os pertences que serão embarcados”, ressalta a especialista. 

Por fim, Meline orienta aos consumidores que pesquisem e verifiquem a procedência das empresas seguradoras. “É preciso o máximo de cuidado ao contratar qualquer seguro. Examine o histórico das empresas, busque por clientes anteriores, averigue se essas empresas constam em sites de reclamação. Feito isso, você pode aproveitar os benefícios de uma seguro viagem e não ter que lidar com possíveis consequências de problemas inesperados”, alerta. 

Sobre GFT Credmais

Com ampla presença nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, a GFT Credmais é referência em soluções financeiras e atua no mercado desde 2000, com foco na área de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Com prioridade na excelência em atendimento, além de discrição em negociações claras e transparentes, a GFT conta com uma equipe altamente qualificada para atender todas as demandas.