Bicicletas: venda sofre queda de 35% em 2022 em comparação com o ano anterior

As vendas de bicicletas no Brasil tiveram uma queda de 35% no ano de 2022, em comparação com 2021, segundo dados da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas).

As bicicletas chamadas de “entrada”, com valores de R$ 800 a R$ 2.000, foram as que apresentaram as maiores quedas, mas as vendas das bicicletas de valor elevado também sofreram uma retração.

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  • Em 2020, as vendas de bicicleta bateram recorde no Brasil, com um crescimento de 50% em relação a 2019, e em 2021 o mercado continuou positivo, com um recuo de apenas 2% em relação ao ano anterior.

    Os principais motivos apontados para a redução nas vendas são a saturação do mercado com bicicletas usadas adquiridas durante a pandemia, a queda do consumo familiar devido à crise econômica e a elevação da taxa SELIC.

    Estimativas de vendas no comércio varejista de bicicletas*

    • 2018: 4 a 4,5 milhões de unidades
    • 2019: 4 a 4,5 milhões de unidades
    • 2020: 6 milhões de unidades
    • 2021: 5,8 milhões de unidades
    • 2022: 3,77 milhões de unidades

    * Baseado no monitoramento da Aliança Bike com lojistas e nos dados de produção, montagem e importação de bicicletas e componentes. A estimativa contempla bicicletas novas e usadas.