Site e aplicativo da CPTM voltam ao ar após ataque hacker

Desde às 19h desta quarta-feira, os passageiros já podem consultar a situação operacional das cinco linhas da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), bem como outras informações acessando o site da companhia e aplicativo, além de continuar a obter a prestação de serviço no canal de relacionamento WhatsApp (11) 99767-7030 e perfis nas redes sociais.

Os serviços hospedados no site da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) estavam fora do ar desde 18 de dezembro de 2022, quando a companhia foi vítima de ataque cibernético. Os sistemas relacionados à circulação e estações não foram afetados, bem como nenhum dado de passageiro ficou em posse dos criminosos.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Técnicos da empresa atuaram, em conjunto com profissionais da PRODESP e Microsoft, para restabelecer os sistemas afetados. O trabalho foi executado com auxílio do Subcomitê de Segurança da Informação (SSI) do Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado de São Paulo (CDESP). O Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) foi acionado e continua investigando o caso. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi comunicada e os mecanismos de proteção de dados foram reforçados.

    A CPTM disse que nota que lamenta o incidente e repudia o ato criminoso.