Desde às 19h desta quarta-feira, os passageiros já podem consultar a situação operacional das cinco linhas da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), bem como outras informações acessando o site da companhia e aplicativo, além de continuar a obter a prestação de serviço no canal de relacionamento WhatsApp (11) 99767-7030 e perfis nas redes sociais.
Os serviços hospedados no site da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) estavam fora do ar desde 18 de dezembro de 2022, quando a companhia foi vítima de ataque cibernético. Os sistemas relacionados à circulação e estações não foram afetados, bem como nenhum dado de passageiro ficou em posse dos criminosos.
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Técnicos da empresa atuaram, em conjunto com profissionais da PRODESP e Microsoft, para restabelecer os sistemas afetados. O trabalho foi executado com auxílio do Subcomitê de Segurança da Informação (SSI) do Comitê Gestor de Governança de Dados e Informações do Estado de São Paulo (CDESP). O Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) foi acionado e continua investigando o caso. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi comunicada e os mecanismos de proteção de dados foram reforçados.
A CPTM disse que nota que lamenta o incidente e repudia o ato criminoso.