Uma comitiva formada por representantes de várias instituições, incluindo a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), embarcou em um trem da MRS para acompanhar o andamento e conhecer de perto os projetos de soluções de integração operacional, garantia da capacidade e de mitigação de conflitos urbanos no acesso ao Porto de Santos.
A maioria dos recursos para essas obras vem da renovação antecipada do contrato de concessão da MRS, aprovado e assinado pela ANTT em 2022, e que prevê uma série de investimentos estruturantes para a logística ferroviária da Região Sudeste.
O portifólio de investimentos da MRS inclui construção de novos pátios ferroviários, ampliação dos pátios existentes, modernização e instalação de novas estruturas de sinalização, instalação de um complexo de oficinas de vagões e locomotivas, posto de abastecimento e rotunda, além de obras de interesse público como passarelas e muros de segurança.
Esses investimentos permitirão que o volume de carga geral transportado na malha da MRS dobre e que a empresa multiplique por 7 o volume transportado de todo o tipo de carga em contêineres ao longo das próximas décadas, contribuindo para uma maior diversificação da matriz logística nacional e para o objetivo do Governo Federal de elevar a participação do modal ferroviário para 40% até 2035.