Campinas: Linha BRT20 atende mais cinco estações entre Campo Grande e Centro

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp) iniciaram a segunda fase da operação piloto da linha BRT20, na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro. Mais cinco estações estão sendo atendidas entre o Campo Grande e o Centro: Rossin, Florence, Roseira (PUCC), Garcia e Aurélia, localizadas na Avenida John Boyd Dunlop.

Com isso, a linha alcança 10 estações e terminais atendidos no total. Além das cinco novas paradas, a BRT20 atende ao Terminal Campo Grande, Terminal Satélite Íris, Estação Londres, Estação Rodoviária e Terminal BRT Mercado. A primeira linha com características BRT começou a circular em novembro do ano passado.  

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

“A operação piloto está colocando em uso, gradativamente, os equipamentos públicos do Corredor BRT Campo Grande. Os usuários são beneficiados com mais agilidade no deslocamento, estações mais modernas e confortáveis”, destaca o presidente da Emdec, Vinícius Riverete.

A linha semiexpressa BRT20 liga a região do Campo Grande ao Centro em cerca de 40 minutos. Ela circula em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde. Na fase 2, o intervalo foi reduzido de 20 para 16 minutos e a frota ampliada de quatro para cinco veículos. Com isso, a programação horária da linha foi ajustada. Confira os novos horários de paradas:

Partidas do Terminal Campo Grande

4:46 – 5:02 – 5:18 – 5:34 – 5:50 – 6:06 – 6:22 – 6:38 – 6:54 – 7:10 – 7:26 – 7:42 – 7:58 – 8:14 – 8:30

Partidas do Terminal Mercado 

15:30 – 15:46 – 16:02 – 16:18 – 16:34 – 16:50 – 17:06 – 17:22 – 17:38 – 17:54 – 18:10 – 18:26 – 18:42 – 18:58 – 19:14

O retorno pelo sentido oposto ao da circulação é reservado, ou seja, sem paradas, para agilizar as viagens no sentido de maior fluxo de passageiros.  

Itinerário

No sentido Centro, a linha BRT20 parte do Terminal Campo Grande, transitando pelas faixas exclusivas da Avenida JBD e atendendo à Estação Rossin, Estação Florence, Terminal Satélite Íris, Estação Roseira (PUCC), Estação Londres, Estação Garcia e Estação Aurélia. Na altura do Jardim Aurélia e Shopping Unimart, acessa a alça que liga os Corredores Campo Grande e Perimetral, passando pelo Viaduto Estaiado e Estação BRT Rodoviária. Na sequência, circula pelas vias Dr. Mascarenhas e João Penido Burnier; e atende ao Terminal BRT Mercado. 

No sentido bairro, parte do Terminal BRT Mercado, passando pelas vias Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios em direção à Estação BRT Rodoviária, passando pelo Viaduto Estaiado e acessando a faixa exclusiva da Avenida JBD pela alça de ligação, realizando paradas na Estação Aurélia, Garcia, Londres, Roseira (PUCC), Terminal Satélite Íris, Estação Florence, Estação Rossin e Terminal Campo Grande

Características das estações 

As estações e terminais do BRT contam com plataformas com estrutura metálica e piso em granito; vidro laminado duplo e portas automáticas; acessibilidade (rampas, corrimões e piso tátil); iluminação em LED; e catracas eletrônicas.   

As portas automáticas das estações operam em sincronia com a dos veículos. Semáforos orientam os condutores para a saída dos veículos das estações e terminais, para prosseguimento da viagem. A Emdec instalou novos bancos de madeira e lixeiras nas estações.  

O pagamento da tarifa deve ser feito nas catracas eletrônicas, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. Para acessar o Terminal Satélite Íris, é necessário ter créditos válidos no Bilhete Único ou QR Code. O Terminal Campo Grande conta com bilheteria e terminal de autoatendimento. 

Orientações aos usuários

Nos primeiros dias da nova operação, educadores e agentes da Emdec estão orientando os usuários e distribuindo materiais informativos nas cinco novas estações atendidas e, também, no Terminal Campo Grande. As ações de orientação da população envolvem ainda fixação de faixas, cartazes em ônibus e publicações em redes sociais.

A operação piloto envolve o monitoramento da linha em campo pelos agentes da Mobilidade Urbana nas estações e terminais, além do acompanhamento remoto do Núcleo de Monitoramento de Transporte (NUMT), que vem recebendo as demandas e acionando as áreas envolvidas para correção das ocorrências registradas.