Belém do Pará 407 anos: conheça cinco curiosidades da capital paraense

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, Belém completa 407 anos de fundação. Belém é capital do estado de Pará, na região Norte do Brasil, fundada em 12 de janeiro de 1616 por portugueses às margens do Rio Guamá e da Baía do Guajará.

Neste post eu separei cinco curiosidades e particularidades da capital paraense. Confira!

Belém do Pará: cinco curiosidades

Fundação

A capital paraense foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco em 1616. A cidade tinha como o objetivo proteger a entrada da Amazônia de irlandeses, holandeses, franceses e ingleses.

Mercado Ver-o-Peso

Um dos cartões-postais de Belém do Pará é o mercado Ver-o-Peso datado do século 17. Entre os produtos mais vendidos no mercado estão o pescado, açaí e hortifruti. Uma pesquisa do Dieese dá conta que são vendidas no mercado cerca de 30 toneladas de hortaliças por mês, 30 toneladas de açaí por ano e até 15 toneladas de pescado por dia.

Ilhas

Além da área continental, Belém é composta por 39 ilhas que, somadas, representam 65% do território de Belém. Nestes locais a principal atividade econômica é a coleta do açaí.

Papa João Paulo II

O papa João Paulo II visitou Belém em 1980, onde realizou uma missa campal. No local foi erguido um monumento em sua homenagem.

Círio de Nazaré

Em todo segundo domingo de outubro é celebrada na capital do Pará a procissão do Círio de Nazaré, uma festa católica que reúne mais de 2 milhões de pessoas em um trajeto de 3,6 quilômetros pelas ruas de Belém. Em 2022, a procissão voltou às ruas após dois anos sem romarias oficiais na pandemia.