Descarrilamento de trem de carga afeta circulação das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM

A circulação de trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM esteve afetada neste sábado, 3 de dezembro de 2022.

Um trem de carga da MRS Logística descarrilou na madrugada deste sábado, 3 de dezembro de 2022, próximo à estação Tatuapé, atingindo as quatro vias do trecho.

Não houve feridos. 10 vagões do trem estavam carregados com bobinas de aço e 4 vagões com areia.

Confira como está a operação das três linhas:

  • Linha 11-Coral: Os trens não estão circulando entre as estações Tatuapé e Itaquera. A circulação está sendo feita somente entre as estações Estudantes e Itaquera e entre as estações Tatuapé e Luz. A CPTM está disponibilizando ônibus do serviço PAESE entre as estações Tatuapé e Itaquera. Como opção utilize a Linha 3-Vermelha do Metrô.
  • Linha 12-Safira: Os trens não estão circulando entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart. A circulação está sendo feita somente entre as estações Calmon Viana e Engenheiro Goulart e entre as estações Tatuapé e Brás. A CPTM está disponibilizando ônibus do serviço PAESE entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart.
  • Linha 13-Jade: Os trens do serviço Expresso Aeroporto estão com a operação temporariamente suspensa.

Leia abaixo a nota da CPTM atualizada às 18h enviada ao Mobilidade Sampa:

“Técnicos da CPTM atuam junto com a MRS Logística para a retirada dos vagões de cargas das vias. Das cinco locomotivas, com 10 vagões de carga de areia e seis de bobina, a CPTM já retirou todas as locomotivas e cinco vagões de carga de areia. A equipe técnica da CPTM continua no local atuando e aguarda a chegada de um equipamento da MRS para a retirada do restante dos vagões de cargas para a liberação das vias.

Após a retirada total do trem de carga, a companhia fará uma avaliação dos danos causados pelo descarrilamento ocorrido na madrugada deste sábado (03/11), próximo à estação Tatuapé, que afetou a circulação das linhas 11-Coral e 12-Safira, e só então será possível prever o tempo para liberação das vias.

Os passageiros serão atendidos pelo sistema PAESE nos trechos sem circulação até a liberação total das duas linhas. A CPTM entende o tamanho do problema ocasionado por este descarrilamento, e por isto irá trabalhar 24h para reestabelecer o funcionamento pleno das duas linhas afetadas.

Na Linha 11-Coral, os trens circulam em dois loops: entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e Tatuapé e Luz, ficando interditado o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Já na Linha 12-Safira, os trens circulam em dois loops: entre Calmon Viana e Engenheiro Goulart e Tatuapé e Brás, ficando interditado o trecho entre Engenheiro Goulart e Tatuapé.

O Expresso Aeroporto ficará suspenso durante a atuação das equipes.

Os passageiros estão sendo orientandos pelas equipes das estações e por avisos sonoros, além de informações nos canais de relacionamento da companhia. Informações também podem ser obtidas no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.”

Em nota ao Mobilidade Sampa, a MRS confirma que não houve feridos e tombamento das cargas. Leia abaixo:

“Na madrugada deste sábado (3/12), houve um descarrilamento, sem que houvesse feridos e sem tombamento da carga, de 10 vagões carregados com bobinas de aço e 4 vagões carregados com areia na malha da CPTM, próximo à estação de Tatuapé. A MRS está em contato com a CPTM, gestora e responsável pela manutenção da via no trecho, para auxiliar nas ações necessárias para o restabelecimento das condições operacionais no local. Ainda não é possível informar sobre as possíveis causas do acidente.

Leia também