Transporte gratuito em São Paulo no domingo de eleições

Neste domingo, 30 de outubro de 2022, não haverá cobrança de passagem no metrô, trem, ônibus municipais e intermunicipais, na capital paulista, em função do segundo turno das eleições. O transporte gratuito irá vigorar das 06h às 20h.

Ônibus municipais

Os ônibus municipais da cidade de São Paulo serão gratuitos no domingo (30/10).

Segundo a SPTrans, as catracas estarão travadas entre 06h e 20h, sendo assim, os passageiros que embarcarem nos ônibus pelas portas dianteiras deverão descer pela frente, enquanto aqueles que entrarem pelas portas traseiras terão de desembarcar por trás. 

A catraca não deverá ser utilizada durante esse período e estará identificada com aviso informando que ela estará bloqueada para uso.

Nos terminais Sacomã, Mercado, Vila Prudente e nas demais estações que integram o Expresso Tiradentes, as catracas de pré-embarque serão bloqueadas e o acesso aos ônibus será feito pelos portões laterais, também sem a cobrança de tarifa.

A decisão de oferecer gratuidade nos ônibus na capital foi tomada na tarde de segunda-feira, dia 24, após o prefeito Ricardo Nunes se reunir com a equipe de governo, que incluiu a participação da Procuradoria do Município, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte e da SPTrans.

Além da tarifa gratuita, haverá aumento na quantidade de ônibus em circulação também no domingo, dia 30. A frota será reforçada em cerca de 2 mil ônibus, passando de 4,8 para 6,8 mil.

Metrô, trem e ônibus intermunicipais

Os transportes metropolitanos no Estado de São Paulo serão gratuitos no domingo (30/10). A informação foi confirmada na quinta, dia 27, pelo governo estadual.

Portanto, no domingo quem utilizar as linhas do Metrô de São Paulo (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do monotrilho), da CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade), e as linhas concedidas à iniciativa privada (4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda), não vão pagar passagem.

Além do sistema sobre trilhos, todas as linhas gerenciadas pela EMTU (incluindo os trólebus do Corredor ABD) também serão gratuitos.

A decisão do governador Rodrigo Garcia foi tomada após análise dos impactos financeiros da medida para o Estado. A gratuidade no transporte público estadual custará R$ 11,5 milhões.

A gratuidade nos trens do Metrô e da CPTM, além das concessionárias, e nos ônibus gerenciados pela EMTU será das 06h às 20h.

Leia também