A cidade de São Paulo terá ônibus gratuito no domingo, dia 30 de outubro de 2022, data em que ocorre a votação do segundo turno das eleições para escolha de presidente e governador.
Segundo a gestão municipal, as catracas estarão travadas entre 06h e 20h, sendo assim, quem entrar pela porta da frente, sai pela porta da frente, e quem entrar pela porta de trás, sai pela porta traseira.
A catraca não deverá ser utilizada durante esse período e estará identificada com aviso informando que ela estará bloqueada para uso.
Nos terminais Sacomã, Mercado, Vila Prudente e nas demais estações que integram o Expresso Tiradentes, as catracas de pré-embarque serão bloqueadas e o acesso aos ônibus será feito pelos portões laterais, também sem a cobrança de tarifa.
A decisão de oferecer gratuidade nos ônibus na capital foi tomada na tarde desta segunda-feira, dia 24, após o prefeito Ricardo Nunes se reunir com a equipe de governo, que incluiu a participação da Procuradoria do Município, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte e da SPTrans.
Além da tarifa gratuita, haverá aumento na quantidade de ônibus em circulação também no domingo, dia 30. A frota será reforçada em cerca de 2 mil ônibus, passando de 4,8 para 6,8 mil.