O que abre e fecha em São Paulo no feriado da Independência

Confira neste post o levantamento feito pelo Mobilidade Sampa do que abre e fecha em São Paulo no feriado da Independência, na quarta-feira, 7 de setembro de 2022 e programe-se.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO

ABASTECIMENTO

As feiras livres funcionam normalmente. Atualmente, a cidade conta com mais de 920 feiras realizadas por todas as regiões, no horário das 7h30 à 13h. Clique aqui e confira os endereços e dias da semana.

Veja também, abaixo, como será o atendimento nos mercados municipais e sacolões.

EQUIPAMENTOS

  • Central de Abastecimento Leste – 07h00 às 13h00
  • Central de Abastecimento Pátio Pari – 04h00 às 17h00
  • Mercado Guaianases – 08h00 às 14h00
  • Mercado Ipiranga – 07h00 às 13h00
  • Mercado Lapa – Fechado
  • Mercado Penha – 08h00 às 13h00
  • Mercado Pinheiros – 08h00 às 18h00
  • Mercado Pirituba – 07h00 às 14h00
  • Mercado São Miguel – Fechado
  • Mercado Sapopemba – 08h00 às 13h00
  • Mercado Teotônio Vilela – 08h00 às 14h00
  • Mercado Tucuruvi – 08h00 às 13h00
  • Mercado Vila Formosa – 08h00 às 13h00
  • Sacolão Avanhandava – 07h00 às 17h00
  • Sacolão Bela Vista – 07h00 às 14h00
  • Sacolão Brigadeiro – 07h00 às 14h00
  • Sacolão Butantã – 07h00 às 13h00
  • Sacolão Cidade Tiradentes – 08h00 às 15h00
  • Sacolão City Jaraguá – 08h00 às 18h00
  • Sacolão Cohab Adventista – 07h00 às 14h20
  • Sacolão da Lapa – 07h00 às 13h00
  • Sacolão Estrada do Sabão – 07h00 às 14h00
  • Sacolão Freguesia do Ó – 07h00 às 14h00
  • Sacolão Jaguaré – 07h00 às 14h00
  • Sacolão Jaraguá – 08h00 às 17h00
  • Sacolão João Moura – 07h00 às 19h00
  • Sacolão Rio Pequeno – 08h00 às 14h00
  • Sacolão São Miguel – Fechado

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Estarão abertas as unidades do SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes); SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social); Centros de Acolhida, CPAS (Coordenação de Pronto Atendimento Social); Núcleos de Convivência para População de Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos); Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Fechados: SAS (Supervisões de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Centros POP, NPJ (Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico); CCA (Centro para Criança e Adolescente); CJ (Centro para Juventude); CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo); NCI (Núcleo de Convivência para Idosos); NAISPD (Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência); Centro Dia; CRECI (Centro de Referência de Idoso); Circo Social; SASF (Serviço de Assistência Social à Família); CCInter (Coordenação de Proteção Social Básica); CDCM (Centro de defesa e de Convivência da Mulher); SPVV (Serviço de Proteção a Vítimas de Violência); MSE (Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto); Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

BANCOS

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias na quarta-feira, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. Na quinta-feira, 8 de setembro, o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as localidades que não tiverem feriados municipais.

CORREIOS

Na próxima quarta-feira (7/9), não haverá expediente nas agências dos Correios da Região Metropolitana de São Paulo. O atendimento será retomado na quinta-feira (8/9).

Em Santos, a agência Dona Ana Costa, localizada na Avenida Ana Costa, 470, no Gonzaga, irá funcionar.

No feriado, o atendimento de pós-vendas da Central de Atendimento dos Correios – CAC estará disponível por meio dos seguintes canais:

  • Site dos Correios;
  • Atendimento automatizado, pelos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;
  • Chat.

VACINAÇÃO

As campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação serão realizadas nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h.

A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Para primeira e segunda dose adicional estão elegíveis pessoas com mais de 18 anos que tomaram a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses, além de adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão, inclusive gestantes e puérperas. Está disponível, ainda, a terceira dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 40 anos.

A atual campanha de vacinação contra a poliomielite está voltada para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Na campanha de multivacinação, destinada ao público até 15 anos, são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto e HPV.

DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888 e e-mail defesacivil@sp.gov.br.

ECOPONTOS

Funcionarão das 6h às 18h.

EDUCAÇÃO

MUNICIPAL

As unidades da rede municipal estarão fechadas. Os CEUS funcionarão das 8h às 18h na quarta-feira. Clique aqui para ter acesso aos endereços.

ESPORTES

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) informou que os Centros Esportivos estarão abertos para o público nos horários habituais de cada unidade. Apenas os setores administrativos estarão fechados.

O funcionamento nos demais dias da semana da Pátria será normal.

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS E DESCOMPLICA SP

Todas as unidades estarão fechadas.

FAZENDA

MUNICIPAL

O Centro de Atendimento da Fazenda (CAF) ficará fechado na quarta-feira. Na quinta-feira (8/9) o expediente voltará ao normal, das 10h às 16h, com atendimento mediante agendamento prévio por este link.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Confira aqui como fica o funcionamento dos postos da Fundação Pró-Sangue no feriado de 7 de setembro.

METRÔ, CPTM E EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação no Dia da Independência. EMTU, CPTM, Metrô e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade vão monitorar suas operações para fazer ajustes na circulação de trens e ônibus, conforme necessidade de atendimento.

CPTM

Nas linhas da CPTM, os intervalos no feriado de 7 de setembro seguirão a programação horária equivalente à de um sábado.

EMTU

Na quarta-feira, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação de domingo. 

Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site da EMTU ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

METRÔ

As linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô funcionarão com operação normal, ou seja, com frota equivalente à de um dia útil. As linhas 3-Vermelha e 15-Prata, no entanto, seguirão programação semelhante à de sábados. Trens-reserva entrarão em operação sempre quando necessário.

O Metrô preparou esquema especial para a manifestação que acontecerá na quarta-feira, dia 7 de setembro, na Avenida Paulista. Caso haja necessidade, haverá aumento na oferta de trens nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Também terá reforço no efetivo da segurança, dos agentes de estação e nas bilheterias para atender ao público presente nas estações Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga e Palmeiras-Barra Funda. Avisos sonoros diferenciados para orientar o passageiro durante a viagem também serão disparados, caso necessário.

VIAQUATRO

Na Linha 4-Amarela, os intervalos no feriado de 7 de setembro seguirão a programação horária equivalente à de um sábado.

VIAMOBILIDADE

A operação da Linha 5-Lilás seguirá a programação de domingo. Já as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda seguirão a programação horária equivalente à de um sábado.

INSS

As agências de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não vão abrir na quarta-feira (7/9), em função do feriado. O atendimento será retomado, nos horários habituais, na quinta-feira (8/9).

PARQUES

MUNICIPAIS

Os parques municipais naturais e urbanos funcionarão normalmente. Os horários de cada unidade estão disponíveis no site da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

ESTADUAIS

Para mais informações sobre os parques estaduais, clique aqui.

PARQUE DO IBIRAPUERA

O horário de funcionamento do Parque Ibirapuera durante o feriado da Independência não terá alterações. O parque funciona diariamente das 5h à meia-noite.

PÁTIOS DE COMPOSTAGEM

Funcionamento em horário normal, das 14h às 22h.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O serviço da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência que estará em funcionamento é a Central de Intermediação em Libras (CIL), com atendimento 24 horas. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo, bem como no aplicativo CIL SMPED.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo. Acesse aqui para mais informações.

A Paraoficina Móvel terá atendimento nos dias 6 e 8 de setembro, de acordo com este calendário

POUPATEMPO

Na quarta-feira, 7 de setembro, os postos do Poupatempo em todo Estado de São Paulo estarão fechados devido ao feriado nacional que celebra o dia da Independência do Brasil. Os canais digitais do programa seguirão à disposição dos cidadãos mesmo durante o feriado.

Na quinta-feira, 8 de setembro, as unidades voltam a funcionar normalmente, no horário habitual, mediante agendamento, exceto nas cidades de Amparo, Cotia, Descalvado, Itaquaquecetuba, Itapira, Itatiba, Pindamonhangaba, Salto e Santos, que ficarão fechadas devido a feriados municipais. Nessas localidades, os postos retomam as atividades presenciais na sexta-feira, 9 de setembro.

Os atendimentos no Poupatempo são realizados apenas para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.

Importante: o agendamento, gratuito, pessoal e intransferível é obrigatório e deve ser feito pelo portal do Poupatempo, aplicativo Poupatempo Digital (Android e iOS) e nos totens de autoatendimento.

Pelos canais digitais estão disponíveis, com conforto, segurança e autonomia mais de 220 opções de serviços online, como a renovação da CNH, carteira de trabalho, seguro-desemprego, licenciamento de veículos, carteira de vacinação da Covid-19, entre outros. Além do portal, aplicativo e totens, o Poupatempo também conta com um assistente virtual, o P, disponível no canto inferior direito do site e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

PREVISÃO DO TEMPO

Saiba como fica a previsão do tempo em São Paulo no site da Climatempo.

PROCON-SP

O Procon-SP informou que na quarta-feira, dia 7 de setembro, as audiências, setor administrativo, Ouvidoria e os postos de atendimento presencial estarão fechados. O funcionamento dos setores será retomado na quinta-feira (8/9).

O site do Procon-SP funciona ininterruptamente para consultas e reclamações.

O Procon-SP atende presencialmente no Poupatempo Sé, Santo Amaro, Itaquera e nos postos avançados que ficam no 8º DP (Rua Sapucaí, 206, Brás – São Paulo), no 27º DP (Rua Demóstenes, 407, Campo Belo – São Paulo) e no 50° DP (Rua Tibúrcio de Sousa, 760, Itaim Paulista – São Paulo). Para denúncias ao Procon Racial, o consumidor também pode procurar o Posto Avançado Zumbi dos Palmares (Avenida Santos Dumont, 843, Bom Retiro – Metrô Armênia – São Paulo).

O atendimento presencial acontece mediante agendamento de horário. Veja mais informações. O Atendimento telefônico (151) está suspenso.

Os Núcleos Regionais da Fundação Procon-SP em Sorocaba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos também não funcionarão.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

O Rodízio Municipal de Veículos não vigorará na quarta-feira (7/9), em razão do feriado da Independência.

Também não valerão as demais restrições existentes na cidade:

  • Rodízio de veículos pesados (caminhões);
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
  • Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);

As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.

SAÚDE

MUNICIPAL

Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto:

  • Hospitais Municipais;
  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas;
  • Prontos-socorros Municipais;
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção;
  • Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Atenderão normalmente:

  • AMAs Especialidades;
  • As AMAs 12 horas estarão abertas até às 22h;
  • AMAs/UBSs Integradas funcionarão das 7h às 19h, inclusive para a vacinação;
  • Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Estarão fechados:

  • Ambulatórios de Especialidades;
  • Hospitais Dia;
  • Hospitais Dia 24 horas (funcionarão apenas para demandas internas);
  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
  • Caps II;
  • Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos);
  • Centros Especializados em Reabilitação (CERs);
  • Caps III que atendem 24 horas funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público;
  • Unidades da rede municipal especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids;
  • Hospitais públicos veterinários e Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos;
  • A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) funcionará em regime de plantão para atendimento à demandas internas;
  • Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis).

Além desses equipamentos, a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão. Os endereços das AMAs/UBSs Integradas podem ser consultados na página Vacina Sampa.

ESTADUAL

Em breve.

SPTRANS

Clique aqui e confira o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans e da frota de ônibus municipais no feriado da Independência.

SUBPREFEITURAS

Nas praças de atendimento das Subprefeituras, não haverá expediente.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Os serviços da Divisão de Fauna Silvestre (DFS) no CeMaCAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres funcionarão das 8h às 12h e o plantão telefônico será das 8h às 16h. Já a unidade da DFS no Parque Ibirapuera estará fechada.

A UMAPAZ (Coordenação de Educação Ambiental/Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) e os viveiros municipais não terão expediente.

O Planetário do Parque do Carmo funcionará das 13h às 17h com programação especial e contará com as seguintes atrações:

  • 14h – 15h: Sessão de Cúpula: “O Show da Luna no Planetário”
  • 15h – 16h: Visita Guiada
  • 16h – 17h: Sessão de Cúpula: “Hoje no Céu”
  • 18h – 19h: Sessão de Cúpula: “Escuridão da Noite”

CULTURA

Em breve.

LEIA TAMBÉM

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no TwitterInstagramYouTube e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.