Por conta das eleições neste domingo, 02 de outubro, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) vão monitorar suas operações para fazer ajustes na circulação de trens e ônibus, conforme demanda de passageiros. Além de menor intervalo entre trens, também está previsto reforço no efetivo da segurança, dos agentes de estação e nas bilheterias para atender ao público.
CPTM
As cinco linhas operadas pela CPTM funcionarão com intervalos médios de dez minutos. Em caso de aumento de passageiros de maneira atípica, haverá trens de prontidão para atender à demanda em todas as linhas.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
EMTU
As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação de domingo, sem alterações na programação horária, podendo contar com reforço a depender do acompanhamento de demanda de passageiros. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site da EMTU ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.
ViaMobilidade e ViaQuatro
A operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, manterão operação equivalente à programação dos domingos, com o horário normal das 4h à 0h e intervalos médios de dez minutos. Já as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, vão operar com horário normal das 4h40 à 0h e intervalo de domingo. Caso necessário, será readequada a frota, por meio de trens extras ao longo das linhas e nos pátios. O quadro de funcionários será reforçado e distribuído em pontos estratégicos das estações e do interior dos trens.
Metrô
Todas as linhas operadas pelo Metrô funcionarão normalmente das 4h40 à meia-noite. As frotas programadas para atender os passageiros serão as mesmas utilizadas num sábado e domingo comum. Trens reservas entrarão em operação, se necessário.