Aconteceu na última quinta-feira, 11/08, no Teatro Guarany, encontro da construtora Álya, EMTU e CET de Santos com os stakeholders do entorno das obras da segunda fase do VLT. Nessa primeira reunião estiveram presentes comerciantes e moradores da região da Rua Amador Bueno e Rua João Pessoa, onde estão sendo realizadas obras de drenagem, remanejamento e implantação de nova rede de água e esgoto, adequação de tubulação de gás e calçamento.
Foi apresentado o novo canal de comunicação da comunidade com os responsáveis pelas obras, que agora também poderão interagir com a Álya pelo WhatsApp, no número 13 99112-1281. Quem preferir poderá seguir contato pelos canais já existentes, pelo telefone 0800-215-0011 ou email vltvalongo@queirozgalvao.com. O site do VLT também apresenta informações como cronograma, comunicados de interdições e alternativas de rotas.
A equipe de comunicação social também circula semanalmente pelas ruas da região das obras, fazendo contato com as pessoas interessadas. Os integrantes estão uniformizados com um colete onde se lê a mensagem “VLT 2ª fase – Posso Ajudar?” e são os únicos responsáveis em falar oficialmente por todo empreendimento. Atendem também pelo WhatsApp acima.
Outros encontros de relacionamento acontecerão conforme o avanço das obras e serão realizados diretamente pelo setor de comunicação social da Álya, que entrará em contato com a comunidade diretamente impactada pela etapa em questão.
Com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia, o segundo trecho do VLT ligará a Linha 1 Barreiros – Porto (a partir da estação Conselheiro Nébias) até a região central de Santos. Serão oito quilômetros de extensão e sete trens, com 12 estações nas proximidades de locais de interesse público como Mercado Municipal, Poupatempo e Terminal Valongo. O VLT além de ser um importante meio de transporte para a região, tem capacidade de revitalizar todo seu percurso, unindo bairros ao centro, turismo e trabalho.