Wemobi comemora dois anos de operação e é eleita uma das empresas mais inovadoras do Brasil

Plataforma de viagens de ônibus possui 33 pontos de embarque e vendeu mais de 1 milhão de passagens; Startup é uma das únicas do setor de mobilidade contempladas na 1ª edição do Innovative Workplaces, estudo do MIT Technology Review Brasil

190
Wemobi Viagens
Foto: Divulgação/wemobi

A wemobi, startup fundada em julho de 2020, vem conquistando cada vez mais espaço entre os clientes que buscam praticidade, conforto e inovação no transporte rodoviário. Com o intuito de tornar as viagens de ônibus mais acessíveis, a plataforma promove a transformação e modernidade desse mercado, com seu DNA que carrega tecnologia e custo-benefício.

Em dois anos de operação, a wemobi bateu a marca de mais de 1 milhão de passagens comercializadas e 33 pontos de embarque. Até o final de 2022, a empresa projeta quintuplicar o faturamento de 2021, além de investir em novas tecnologias que otimizem ainda mais a experiência digital dos clientes.

O desenvolvimento da empresa ocorre em meio a um cenário de alta do preço dos combustíveis, que impactam no valor dos tickets aéreos e, consequentemente, aumentam a procura de viajantes ativos e turistas por meios de locomoção mais baratos. Soma-se outros fatores à popularização das viagens de ônibus, como a volta dos eventos no Brasil pós-pandemia e o retorno ao trabalho presencial em regime híbrido, fazendo com que muitas pessoas que se mudaram de capitais para o interior façam seus deslocamentos de ônibus nos dias em que precisam ir ao escritório.

Em seu processo de expansão, a wemobi realiza constantes pesquisas, incluindo a metodologia NPS, como forma de se aproximar dos clientes e para entender as necessidades no fluxo de compra. A partir dessa observação, a startup incluiu novos métodos de pagamento no site e aplicativo, como o PIX e a possibilidade de parcelamento de passagens em até 6 vezes sem juros.

“Sabemos que quanto maior o número de comodidades ofertadas ao consumidor, mais interessado ele fica, logo maiores são as chances de fidelização. Por isso, e para celebrar esses dois anos, vamos oferecer ainda mais praticidade com o lançamento de um novo canal digital para vendas diretas, pelo WhatsApp. Desde o dia 11 de julho, nossos clientes podem procurar e comprar viagens por meio do aplicativo”, conta Rodrigo Trevizan, CEO da wemobi.

Low cost e experiência digital

A wemobi é uma das únicas empresas do setor de mobilidade contempladas na primeira edição brasileira do Innovative Workplaces, estudo do MIT Technology Review Brasil que elencou as 20 companhias mais inovadoras do país. A startup conquistou o selo – e os consumidores – seguindo um modelo de negócios low cost aliado à oferta de um serviço mais descomplicado e intuitivo.

Uma das estratégias foi apostar em tecnologia com inovações que conectam passageiros e os meios de transportes com mais praticidade. A plataforma aplica soluções baseadas em dados, que mapeiam o perfil e as preferências dos clientes, além de pontos com maior demanda e horários de tráfego, que permitem a construção de uma malha rodoviária mais assertiva.

O aplicativo é um dos exemplos de inovação que colaboram com essa constatação. Mais de 40% dos clientes cadastrados na wemobi o possuem instalado no celular e contam com a vantagem de ter todas as informações reunidas em um único local, acesso ao bilhete de forma offline e cupons de descontos exclusivos.

A startup começou as atividades com 10 colaboradores. Nesses últimos dois anos, o número saltou para 57, sendo mais da metade dos profissionais dedicados às áreas de Inovação e Tecnologia. A operação enxuta permite a oferta de passagens por preços acessíveis.

Mesmo com os investimentos em tecnologia, o CEO da empresa reforça que a wemobi segue um conceito ‘digihumano’. “Não abrimos mão do caráter humano em nossas operações. A tecnologia pode ser copiada, mas ter o mindset de olhar para o cliente como se fosse alguém da nossa família, atendendo às suas reais necessidades com uma comunicação clara e objetiva, é o verdadeiro diferencial”, acrescenta Trevizan.

Como a wemobi funciona

A wemobi oferece uma experiência de compra via site e aplicativo (Android e iOS), portanto, todo o seu atendimento é digital, inclusive no momento do check-in, com o uso de QR Code para leitura dos bilhetes de embarque. Opera em 22 cidades entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Goiás. São oferecidos diferentes tipos de categorias de assentos, como a Pop, Comfort, Comfort Plus, Premium e Dream.

As empresas parceiras da startup seguem as regulamentações da ANTT e Órgãos Estaduais e estão autorizadas a circular em todas as cidades em que possuem operação. As viagens são garantidas, independe do número de passageiros, e os veículos são facilmente identificados com o layout característico da marca.

A wemobi garante ônibus sanitizados e continua seguindo com todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, para que os passageiros viajem tranquilamente.

Deixe seu comentário