Praia Grande ganha selo Cidade Verde por qualidade da frota do transporte público

Controle das emissões de poluentes é o principal fator analisado

126
Cidade Verde
Foto: Prefeitura de Praia Grande

Praia Grande foi homenageada, no dia 22 de julho de 2022, com o selo Cidade Verde, concedido pelo Programa Despoluir, uma iniciativa do Sest Senat. Dentre os objetivos do selo está reconhecer o empenho das Prefeituras em promover, com as empresas operadoras do transporte público, um melhor controle ambiental, reduzindo os impactos da emissão de gases veiculares na atmosfera. A cerimônia foi realizada na sede do Sest Senat, em São Vicente.

Além do reconhecimento das prefeituras preocupadas com a ação, o objetivo do selo Cidade Verde é também reconhecer o crescimento sustentável das empresas operadoras. Em Praia Grande a concessionária do serviço de transporte coletivo de passageiros, a Viação Piracicabana, também recebeu o “selo verde”.

O Programa Despoluir completou 15 anos de ação em 2022 e ao longo desses anos foram realizadas mais de 3 milhões de inspeções veiculares ambientais, com cerca de 89% de aprovações em todo País. Somente na Baixada Santista, 707 veículos foram inspecionados, dentre transporte urbano, metropolitano e de fretamento.

Durante a solenidade, o coordenador do programa Despoluir, Anderson Oliveira, salientou que a Baixada Santista como um todo teve um resultado positivo nas análises. “O índice das Cidades da Região é de 99% de aprovação, ou seja, a qualidade dos veículos que circulam por aqui é excelente e está de acordo com o que diz as normas de gestão ambiental e a qualidade do ar. Estão de parabéns as empresas pelo desempenho da frota e também as prefeituras por incentivar essas boas práticas”.

De acordo com o secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, esse reconhecimento para Praia Grande mostra que a cidade está no caminho certo. “Tanto a empresa, no sentido de ter responsabilidade social, com a sustentabilidade do planeta e com as questões ambientais; quanto o próprio município que fiscaliza esse serviço e cobra que essas ações sejam implementadas sempre que possível. E é justamente essa sinergia entre a Prefeitura e a concessionária que nos trouxe aqui hoje e nos dá a honra de receber esse prêmio”.

Deixe seu comentário