Prefeitura de Taubaté realiza audiência pública sobre reestruturação do transporte coletivo

46
Taubaté
Foto: Prefeitura de Taubaté

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), realizou na segunda-feira, dia 27 de junho, uma audiência pública na Câmara Municipal para falar sobre o estudo de reestruturação do transporte coletivo municipal.

Durante a audiência foram apresentados o diagnóstico do sistema de transporte coletivo e a parte inicial do estudo de reestruturação, que está sendo elaborado por uma empresa de consultoria contratada por meio de uma cooperação técnica não onerosa firmada com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O estudo tem como objetivo a reformulação da rede de transporte coletivo municipal e a revisão dos seus aspectos institucionais, regulatórios e financeiros, a fim de oferecer insumos técnicos ao Município para auxiliar no processo de definição das etapas de concessão do sistema.

A iniciativa visa compreender e avaliar o funcionamento atual do sistema de transporte coletivo; propor soluções que busquem dar ampla cobertura e disponibilidade de serviço de transporte; e, buscar soluções para garantir a sustentabilidade econômica do sistema de transporte coletivo.

Durante o estudo foram realizados levantamentos de dados secundários, como dados de transporte e mobilidade, planos e projetos relacionados ao transporte coletivo e a mobilidade, além de pesquisas de frequência e ocupação visual do transporte coletivo; velocidade; satisfação e qualidade, entre outras.

Nas propostas para reestruturação do sistema de transporte coletivo a serem elaboradas e discutidas na sequência do diagnóstico deverão ser avaliados os estudo da rede, adequação da frota, adequação da infraestrutura e oferta.

Outras audiências sobre a reestruturação do sistema de transporte coletivo serão realizadas ao longo do desenvolvimento do estudo, que tem previsão de conclusão até o final deste ano.

Deixe seu comentário