19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Registro: Secretaria de Trânsito implementa teste para nova ciclofaixa e área de convivência na região central

A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, a partir do dia 23 de junho de 2022, implementará alterações nos fluxos das vias: Rua Joaquim Marques Alves e Rua Seiji Sumida. As alterações fazem parte de um projeto teste para implantação de ciclofaixa na Rua Joaquim Marques Alves e área de convivência, no entorno da Praça Arquiteta Sílvia Maria Bertelli Maeji (conhecida como Praça do Tik).

A intervenção visa proporcionar maior segurança para o ciclista, bem como ampliar e qualificar o espaço de pedestres na região. A princípio, o estudo será a implantação de mão-única na Rua Joaquim Marques Alves, no trecho entre a Avenida João Batista Pocci Júnior e Rua Seiji Sumida, sentido SP-139, a partir deste ponto será proibido parar e estacionar também e na Rua Seiji Sumida ocorrerá a inversão do sentido atual. Os estacionamentos de 45°, Avenida João Batista Poci Júnior, ao lado da Praça Arquiteta Sílvia Maria Bertelli Maeji também serão desativados.

O Secretário Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Claúdio Bolsonello, explica que tal iniciativa visa valorizar a região central do município. “Estamos desenvolvendo uma proposta para fomentar o desenvolvimento econômico da região e o desenvolvimento sustentável, por meio da mobilidade ativa”.

Teste Registro
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Registro

ESTUDO

O projeto e diagnóstico contaram com o apoio técnico da Iniciativa Mobilidade em Transformação, realizada pela parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Cidade Ativa.

A Fundação Grupo Volkswagen é uma organização de direito privado sem fins lucrativos que atua há mais de 40 anos em ações de educação e desenvolvimento de comunidades nas causas de mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. A Cidade Ativa é uma organização social que, desde 2014, atua na promoção de cidades mais inclusivas, resilientes e saudáveis, por meio de ações de pesquisa, cocriação de planos e projetos e disseminação de conhecimento. Desta forma, incentiva comportamentos pessoais mais ativos e conscientes, capazes de transformar o meio e a paisagem.

A Iniciativa Mobilidade em Transformação é composta por um curso sobre mobilidade urbana voltado a formadores da rede de ensino e técnicos de prefeituras que, em sua segunda edição, traz a novidade da assistência técnica, que visa apoiar a implementação de uma ação de mobilidade urbana, com base nas propostas apresentadas como trabalho final da edição do curso de 2021. A proposta de Registro foi a selecionada pelas equipes da Fundação e Cidade Ativa, entre mais de 70 projetos.

Desde abril de 2022, as equipes têm trabalhado em conjunto para apresentar essa proposta aos moradores de Registro, com base no diagnóstico local realizado junto à comunidade. A proposta será testada a partir do dia 23 de junho e, nos dias 25 e 26 de junho, haverá um evento de inauguração da ação, que contará com a implementação de sinalização de piso e instalação de mobiliários de permanência de caráter temporário, além de uma agenda de atividades aberta a toda a comunidade.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS