Motoristas, cobradores e demais colaboradores do transporte coletivo confirmaram greve de ônibus municipais na cidade de São Paulo para essa quarta-feira, dia 29 de junho de 2022.
“Após todos os prazos concedidos ao setor patronal e nenhuma resposta sobre suas reivindicações, os condutores de São Paulo aprovaram a retomada da greve. A paralisação iniciará às 0h desta quarta-feira, dia 29. Embora tenham garantido o reajuste salarial de 12,47% sobre os salários e ticket-refeição, o setor patronal resolveu ignorar todos os outros itens da pauta de reivindicações da categoria como a hora de almoço remunerada, PLR, adequação de nomenclaturas e plano de carreiras do setor de manutenção, entre outros”, explicou o sindicato em nota.
“Já se passaram dois meses das nossas negociações e os patrões mostraram-se intransigentes, pedindo prazos, paciência e protelando decisões. A categoria está estafada dessa enrolação”, afirmou o presidente em exercício do sindicato, Valmir Santana da Paz (Sorriso).
A greve deverá durar 24 horas, caso o setor patronal não se manifeste.
Metrô, CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informou ao Mobilidade Sampa que haverá reforço na operação dos trens do Metrô e da CPTM, além das concessionárias que operam as linhas concedidas em São Paulo.
Segundo a STM, serão colocados em operação a oferta máxima possível para os passageiros, contando ainda com trens na reserva operacional para entrar em serviço caso necessário.
A pasta disse ainda que ônibus gerenciados pela EMTU serão disponibilizados para a SPTrans, caso a gerenciadora solicite o PAESE, para atender algumas linhas e tentar diminuir o impacto aos passageiros. No dia 14 de junho, mais de 1,5 milhão de passageiros foram afetados pela greve.
Leia também
Mobilidade Sampa
Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram, Telegram, YouTube ou Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.