18.6 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Projeto Piloto da Faixa Azul entra no quarto mês de operação atentando para o respeito à sinalização

O Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas completa quatro meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Aeroporto de Congonhas, atentando para o respeito ao uso da sinalização. Os sinistros envolvendo motos e veículos foram ocasionados, mais uma vez, pela falta do uso da seta e movimento brusco de troca de faixa.

A fluidez permanece apresentando melhoras, já que houve a diminuição das rotineiras disputas com buzinas e estresse e a “costura” entre as faixas (tanto para motocicletas quanto para automóveis).

Além disso, a faixa azul permanece com o índice de utilização de cerca de 88% pelos motociclistas nos horários de pico.

Os sinistros envolvendo motos e autos apresentaram uma ligeira alta em abril, devido ao não uso da sinalização corretamente. Houve um atropelamento de um morador em situação de rua – que não está relacionado à implantação da faixa azul; um acidente com vítima envolvendo um motociclista que, ao mudar de faixa bruscamente bateu na traseira de um veículo.

  • Fora do espaço da faixa azul: três sem vítimas e três com vítimas leves. Os motoristas dos veículos não sinalizaram a mudança de faixa com a seta e colidiram de leve com as motocicletas.
  • No espaço da faixa azul: dois sem vítimas e oito com vítimas leves, também causados pelo não uso da sinalização de seta ou pelo movimento brusco de troca de faixa.
  • Dois sinistros com vítima levadas ao hospital: um morador em situação de rua que foi atropelado (lembrando que a via não permite passagens de pedestres e o sinistro não tem relação à implantação da faixa azul); e um motociclista que bateu na traseira de um veículo ao mudar repentinamente de faixa.

Os sinistros envolvendo motos em março foram:

  • Fora do espaço da faixa azul: quatro sem vítimas e quatro vítima leves. Os motoristas dos veículos não sinalizaram a mudança de faixa com a seta e colidiram de leve com as motocicletas.
  • No espaço da faixa azul: um sem vítima e um com vítima leve, também causados pelo não uso da sinalização de seta ou pelo movimento brusco de troca de faixa.

Os sinistros envolvendo motos em fevereiro foram:

  • Fora do espaço da faixa azul: um sem vítima e um com vítima leve. Os motoristas dos veículos não sinalizaram a mudança de faixa com a seta e colidiram de leve com as motocicletas.
  • No espaço da faixa azul: três sem vítimas e um com vítima leve, também causados pelo não uso da sinalização de seta ou pelo movimento brusco de troca de faixa.

Os sinistros envolvendo motos em janeiro foram:

  • Fora do espaço da faixa azul: sete sinistros sem vítimas e quatro com vítimas. Os motoristas dos veículos não sinalizaram a mudança de faixa com a seta e colidiram de leve com as motocicletas.
  • No espaço da faixa azul: quatro sem vítimas e um com vítima leve, também causados pelo não uso da sinalização de seta ou pelo movimento brusco de troca de faixa.
  • Um funcionário que fazia a zeladoria no canteiro central da Avenida 23 de Maio, ao lado da faixa azul, foi atingido por um veículo que trafegava de forma perigosa no local.
  • O motociclista que trafegava pela faixa azul teve um mal súbito (desmaio) e caiu dentro do espaço, mas não houve interferências ou acidentes envolvendo outros veículos.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai reforçar os alertas aos motociclistas e motoristas sobre o uso da sinalização ao trocar de faixa, respeito aos limites de velocidade e que manobras bruscas podem ocasionar sinistros graves

A CET já solicitou para a SENATRAN autorização para a expansão da Faixa Azul e aguarda a deliberação do órgão.

Histórico

A Faixa Azul, que funciona no trecho entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, foi aberta oficialmente no dia 25 de janeiro de 2022. De lá para cá, os técnicos da CET vêm realizando o monitoramento diário dos índices de lentidão e acidentalidade com o objetivo de averiguar a funcionalidade da nova sinalização.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS