18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Estudantes de 7 universidades serão beneficiados com a Linha 6-Laranja

A Linha 6-Laranja de metrô, que será operada pela concessionária Linha Universidade (ou Linha Uni), facilitará o acesso de estudantes para ao menos sete instituições de ensino superior da capital paulista: Universidade São Camilo, PUC-SP, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Paulista (UNIP), Centro Universitário FMU, Universidade Nove de Julho (Uninove) e Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em um raio ampliado, já que fará conexões com a CPTM, Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela. Ainda terá no seu perímetro várias escolas localizadas nas proximidades da Avenida Paulista. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, mais de 40% das viagens que devem ser realizadas pela Linha 6-Laranja envolverão em seu itinerário a chegada ou partida de domicílio-escola-estágio. Do total de passageiros previstos para utilização da nova linha, grande parte deve ser composta por pessoas de 18 a 24 anos, de perfil universitário. 

“O país está fazendo um esforço para aumentar a participação de jovens no ensino superior, com inclusão econômica e racial. Em que pesem todas as políticas de gestão pública da área, a questão do transporte eficiente também é importante para este objetivo. Pessoas que estudam e trabalham, por exemplo, passarão menos tempo em seus deslocamentos diários, o que gerará mais oportunidade para descanso e maior qualidade de vida”, lembra Nelson Bossolan, CEO da Linha Uni. “A redução do tempo de trajeto pode ser um grande estímulo para a entrada e permanência de jovens no ensino superior”.

Quando concluída, a Linha 6-Laranja ligará, em apenas 23 minutos, o bairro da Brasilândia ao Centro da cidade, com previsão de transporte de mais de 630 mil passageiros por dia. 

No interior das 15 estações, os estudantes ainda poderão usufruir de serviços que facilitarão seu dia a dia, como acesso à internet e lojas de alimentação, vestuário, personal care e papelaria. 

Além disso, o metrô traz desenvolvimento e prosperidade econômica, com a abertura de novas lojas, serviços, edifícios residenciais e empreendimentos em seu entorno. 

Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS