Cotia: Assento preferencial no transporte coletivo ganha indicação para autistas

Agentes de trânsito de Cotia estão orientando e acompanhando as adequações que começaram pelos transportadores do alternativo (municipal e intermunicipal)

141
Cotia Autismo
Foto: Divulgação

A Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) de Cotia está acompanhando a implantação de novos adesivos de assento preferencial no transporte coletivo que atende o município. Na identificação de prioridade passa a constar a indicação do símbolo de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – um laço com estampa de um quebra-cabeça colorido – ao lado do símbolo “gestante, idosos, passageiros com crianças de colo, com mobilidade reduzida e deficiência”.

O direito ao assento preferencial no transporte público para autistas é garantido por normas legais federais e estaduais, no entanto, o transporte na cidade de Cotia não havia feito as adequações. “Cotia tem caminhado no sentido da inclusão. Fomos a primeira cidade da região a institucionalizar a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista) e adotamos diversas ações que visam o bem-estar deste público, bem como de sua família. Esta adequação no transporte público chega para somar às ações em favor das pessoas com autismo”, disse o prefeito Rogério Franco.

De acordo com a Setram, a colocação dos novos adesivos de assento preferencial começou pelo transporte alternativo municipal e intermunicipal. “Fizemos contato com a concessionária para que promova este ajuste na indicação de assentos nas linhas municipais em todos os ônibus e nossos fiscais estão dando todas as orientações necessárias e fazendo o acompanhamento”, disse Joaquim Brechó, titular da Setram.

Símbolo
Foto: Divulgação

Deixe seu comentário