A Prefeitura de São José dos Campos acolheu as recomendações feitas pela Justiça e republicou o edital para a locação dos ônibus elétricos que irão substituir a frota convencional do transporte coletivo. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 11 de maio às 9h, em pregão presencial, na sede da Urbam.
São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a operar neste modelo. A frota totalmente zero quilômetro será composta por 350 ônibus, 100% elétricos, com ar condicionado e outras comodidades, como carregador USB.
Entre as adequações no edital está a ampliação do prazo contratual que será de 16 anos. O novo contrato também traz o detalhamento da matriz de risco para a empresa contratante e a contratada.
Também passa a ser permitida a apresentação de documentos traduzidos livremente, ficando a tradução juramentada obrigatória apenas para a assinatura do contrato. O critério de julgamento será o de menor preço global.
O edital para a locação dos veículos foi republicado na última quarta-feira (13/05) pela Urbam (Urbanizadora Municipal), que será responsável pela gestão do contrato de locação, além dos serviços de manutenção preventiva e corretiva dos veículos e do sistema de carregamento e geração de energia.
Como previsto no edital anterior, o novo sistema prevê a ampliação no número de veículos e linhas, como estabelecido nas audiências públicas realizadas no ano passado, garantindo maior conforto, frequência e menor custo.
Sistema
Além da aquisição da frota e infraestrutura, a Urbam também será responsável pela gestão financeira e pelos meios de pagamento do transporte público na cidade. A Prefeitura fará uma nova licitação para contratação da operação do sistema.