20.3 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Prefeitura de São Bernardo do Campo articula operações para inibir crimes de falsos entregadores

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, reforçou as articulações com a cúpula das três forças de segurança com o objetivo de ampliar as ações de combate à criminalidade na cidade, sobretudo as investidas contra os frequentes roubos realizados por criminosos com uso de motocicletas, os falsos entregadores. As estratégias foram discutidas em reunião realizada pelo chefe do Executivo, na manhã desta quinta-feira (12/5), com representantes da GCM (Guarda Civil Municipal) e das Polícias Civil e Militar.

Durante o encontro, que durou cerca de uma hora e meia, Morando e o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, acertaram com os comandos das polícias e da GCM a intensificação das ações integradas entre as corporações, nos moldes da Operação São Bernardo Mais Segura, cujo policiamento ostensivo envolve centenas de agentes e viaturas.

O prefeito também destacou a realização da Operação Sufoco, anunciada recentemente pelo governador Rodrigo Garcia e que mira os criminosos disfarçados de motoboys de delivery em todo o território paulista. “São Bernardo vai dar o apoio às polícias Militar e Civil nas mais diversas ações e, no que for necessário, o município vai apoiar a operação por entender que é uma decisão acertada do governo do Estado visando a proteção do cidadão”, frisou o prefeito.

Além do suporte às forças estaduais nessa empreitada, a própria GCM de São Bernardo tem impulsionado as operações com objetivo de coibir os crimes cometidos com uso de motocicletas. Na noite da última sexta-feira (6/5), a GCM desmontou um desmanche ilegal de motos localizado na Avenida Londres, no bairro Taboão, na divisa com Diadema. A prática foi identificada depois que a guarda recebeu denúncia de uma seguradora de que o rastreador de uma moto roubada indicava a localização do veículo naquela via. Ao chegarem no local, uma garagem com aparência de oficina, os agentes encontraram dois suspeitos desmontando uma das motocicletas. Um dos criminosos confessou que os veículos eram fruto de roubo. Foram apreendidas quatro motos, além de diversas peças e um revólver calibre 38. A dupla foi detida e encaminhada ao 1º DP de São Bernardo.

Além do prefeito e do secretário, participaram da reunião o novo comandante da PM no Grande ABC, o tenente coronel Marcelo Gonçalves Gaspar; o comandante do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), tenente coronel Nicécio Noronha; comandante do 6º Batalhão da PM de São Bernardo, tenente coronel Vlamir Machado; delegado titular do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), Miguel Ferreira da Silva; capitão Milton Yuki, da Polícia Rodoviária, além do comandante da GCM, Carlos César Ferreira.

NOITE TRANQUILA

Nesta sexta-feira (13/5), a Operação Noite Tranquila, uma das principais iniciativas da gestão no combate à criminalidade e na garantia do sossego público, completa cinco anos de atividade. Nesse período, a ação acumulou 2.130 intervenções, entre flagrantes, veículos vistoriados e apreendidos; estabelecimentos interditados, autuados e lacrados e dispersões de festas clandestinas.

Realizada diariamente em todo território, a Operação Noite Tranquila reúne grande efetivo da guarda e das Polícias Militar e Civil, que atuam de forma conjunta na saturação de viaturas em bairros estratégicos, rondas, monitoramento de vias públicas com alta concentração de pessoas e bloqueios com foco em veículos equipados com aparelhagem de som. Os locais de atuação são definidos previamente pelo Comando da GCM, por meio dos serviços de inteligência da guarda e da Polícia Militar (PM) e de denúncias da população, por meio dos números 153 da GCM e 190 da PM, além do aplicativo São Bernardo na Palma da Mão (disponível para Android e iOS).

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS