Prazo para recarga do Cartão BOM termina às 23h59 deste domingo, dia 3 de abril

A recarga do Cartão BOM para uso no Metrô, CPTM e EMTU poderá ser feita somente até às 23h59 de domingo, 3 de abril. Os créditos já adquiridos até essa data em todas as modalidades não têm prazo para expirar e ficam disponíveis para utilização até o fim do saldo. A partir do dia 4 de abril, segunda-feira, novas recargas só serão realizadas no Cartão TOP, que já pode ser solicitado por todos os públicos que precisam adquirir créditos para uso no transporte público.

A transição do Cartão BOM para o TOP, iniciada em 2021, é uma etapa importante do processo de modernização dos meios de pagamento no transporte público da capital e da Região Metropolitana de São Paulo. O TOP mantém o benefício do desconto de R$1,50 na integração entre ônibus e trilhos, a exemplo do que já ocorria com o BOM. Os passageiros que possuem o BOM Sênior ou Especial poderão utilizá-los normalmente até que as datas de emissão do TOP para essas categorias sejam comunicadas.

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  • Saldo residual

    Passageiros que tenham saldo residual igual ou inferior a uma tarifa do transporte regular no cartão BOM, a partir do dia 4 de abril, poderão embarcar no sistema de trilhos do Metrô e CPTM ou ainda nos ônibus intermunicipais da EMTU, sem qualquer prejuízo. Após essa última utilização, que dá direito ao desconto do restante do valor da passagem e em eventual integração, o cartão BOM é automaticamente cancelado.

    Verificação do saldo

    O saldo de créditos do BOM pode ser verificado nos validadores instalados nas estações. Após o dia 4 de abril, também poderá ser consultado pelo WhatsApp do TOP ou por atendimento eletrônico da central telefônica, ambos no telefone (11) 3888-2200.

    Cartão TOP

    A emissão do cartão TOP pode ser feita antes mesmo de esgotar o saldo do BOM e os passageiros podem utilizar os dois cartões simultaneamente durante a fase de transição. O TOP pode ser solicitado pelo aplicativo TOP, disponível para os sistemas Android e iOS, com entrega em domicílio em até seis dias úteis e cobrança de taxa de entrega.

    Compra de bilhetes 

    Caso o saldo do BOM se encerre e o passageiro ainda não tenha solicitado o TOP, o uso do transporte nos trilhos pode ser feito pela aquisição de bilhetes QR Code nos seguintes canais de venda: WhatsApp TOP (11) 3888-2200; aplicativo TOP, nas 800 ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM; ou ainda nos mais de 8 mil pontos comerciais credenciados, que podem ser visualizados pelo site: aqui.

    Vale-Transporte

    A compra de créditos de Vale-Transporte pode ser feita pelas empresas no BOM até o dia 3 de abril. A partir do dia 4, só serão aceitas no TOP, que deve ser solicitado pelo próprio passageiro pelo aplicativo TOP ou em loja credenciada com agendamento prévio. Orientações sobre o começo da funcionalidade de transporte no TOP serão fornecidas pelo RH das empresas que oferecem o benefício.