Cartão BOM poderá ser utilizado até o fim dos créditos, sem data-limite

A partir do dia 04 de abril de 2022, o Cartão BOM não poderá ser carregado. Quem ainda tiver créditos no cartão, poderá usá-lo até o fim dos créditos, sem data-limite.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, ainda garantiu em entrevista coletiva, que o saldo residual, aquele pequeno valor que é menor que a passagem, mas que é do usuário, não será perdido.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Segundo Galli, se o saldo foi menor que o valor da passagem, o passageiro não vai poder ser impedido de viajar.

    Após o término do saldo no cartão, o BOM será cancelado automaticamente.

    A partir do dia 4 de abril, novas recargas só poderão ser efetuadas no cartão TOP, que já têm a emissão disponibilizada para os públicos que precisam adquirir créditos.

    Vale-Transporte

    As empresas que oferecem o benefício do Vale-Transporte poderão recarregar o cartão BOM somente até o dia 3 de abril. A partir do dia 4 de abril, novas recargas só poderão ser feitas no cartão TOP, que deve ser solicitado pelo próprio passageiro pelo aplicativo TOP, ou com agendamento em uma das lojas credenciadas. Para a primeira recarga do cartão TOP, o RH da empresa fornecerá orientações sobre o começo da funcionalidade de transporte.

    Os passageiros de ônibus de algumas linhas municipais que usavam o BOM e aderiram ao TOP terão as recargas do cartão BOM mantidas mesmo após o prazo limite, até que a operação municipal esteja tecnicamente apta a receber o TOP. Nesses casos, os cartões BOM Vale-Transporte serão carregados pelas próprias empresas empregadoras, enquanto os usuários do BOM Comum poderão fazer recargas em pontos específicos nos municípios.

    A lista completa de operadoras e municípios que terão acesso a essa forma de recarga específica está disponível no site. Toda orientação referente a mudanças na bilhetagem municipal é de responsabilidade da Prefeitura e da empresa operadora de transportes de cada município.

    Cartão TOP

    Os créditos podem ser colocados no cartão TOP por meio do aplicativo TOP, WhatsApp do TOP (11 3888 2200), nas máquinas de autoatendimento sinalizadas nas estações da CPTM e do Metrô, terminais e nas lojas parceiras com o serviço habilitado que podem ser consultados pelo site do TOP.

    Depois da recarga digital, o passageiro deverá validar os créditos aproximando o cartão TOP nos validadores localizados nas estações da CPTM, Metrô, terminais de ônibus da EMTU ou a bordo do ônibus intermunicipais. A validação é necessária em todas as modalidades do cartão. Temporariamente, as recargas do cartão escolar estão sendo feitas exclusivamente nas máquinas de autoatendimento.