Entregadores de moto e caminhoneiros falando a mesma linguagem da segurança

O Grupo CCR, do qual a CCR AutoBAn faz parte, acaba de lançar a websérie Entregadores: moto e caminhão, uma jornada educativa e de conscientização sobre segurança no trânsito, para mostrar que a empatia é necessária e que a convivência entre motoristas de caminhão e entregadores é possível. A campanha é da Supernormal e está sendo apresentada pelo jornalista e comunicador, Marcelo Tas. Os episódios – seis ao todo – são publicados semanalmente nos canais das redes sociais do Grupo CCR e do próprio Tas. O primeiro e o segundo vídeos já estão disponíveis e podem ser assistidos na plataforma oficial do Youtube do Grupo CCR.

As estatísticas sobre acidentes nas estradas com motociclistas são preocupantes: eles equivalem a 10% do total de veículos que trafegam pelas rodovias paulistas administradas pelo Grupo CCR, mas estão envolvidos em 30% dos acidentes com vítimas fatais. E o quadro ficou mais complicado na pandemia, como afirma o presidente da CCR InfraSP, Fábio Russo.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • “Houve um aumento significativo no número de entregadores em motocicletas nas estradas que, até então, atuavam basicamente nas cidades. E eles passaram a dividir espaço com veículos de carga e ônibus, mais pesados e mais lentos, cujos motoristas têm mais dificuldade em notar a presença ou proximidade dos motociclistas por conta de pontos cegos”. Em recente pesquisa realizada pela CCR InfraSP, com 380 motociclistas, 85% deles responderam que utilizam a moto como instrumento de trabalho.

    Sobre os episódios

    Com seis episódios, a websérie traz personagens reais, profissionais que realizam serviço de entregas pelas cidades e estradas, e será veiculada nos meses de abril e maio. Os vídeos dão dicas técnicas de segurança e direção preventiva com orientação de especialistas. Um motociclista e um caminhoneiro são apresentados à realidade um do outro, participando de testes e situações que objetivam promover conscientização e empatia no trânsito.

    Uma das situações, por exemplo, é denominada “ponto cego”, limitação no campo visual do que é captado pelos retrovisores do caminhão. Além dessa, há outra para demonstrar os riscos decorrentes do deslocamento de ar que os motociclistas enfrentam ao serem ultrapassados por veículos pesados.

    A websérie também mostra a experiência de um motociclista e de um caminhoneiro que ficaram famosos postando suas experiências cotidianas em redes sociais. A transmissão dos conteúdos também será feita pelos aplicativos de serviços de entrega, o que deverá ampliar ainda mais o alcance da campanha de conscientização.