22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Detran.SP registra reconhecimento facial de mais de 400 mil alunos

De acordo com o Detran.SP em seu informe de 29 de março de 2022, cerca de 473 mil candidatos à CNH que se matricularam em Centros de Formação de Condutores (CFC) utilizaram o reconhecimento facial para acompanhar as aulas online.

Esse quantitativo de mais de 400 mil alunos representa cerca de 38% de todos os matriculados. O sistema de reconhecimento facial passou a ser adotado pelo Detran.SP desde junho de 2020 com a situação de pandemia do novo coronavírus.

Através da biometria facial, alunos em todo o estado puderam realizar as aulas teóricas de primeira habilitação no formato digital, no conforto de suas casas, pelo computador ou smartphone, sem a necessidade de comparecer à sala de aula da autoescola ou CFC. Nesse cenário, os alunos e Centros de Formação de Condutores podem desfrutar de mais segurança e transparência, desde que cumpram todas as etapas que a legislação exige.

O Detran.SP ainda afirma que tal medida é especialmente elaborada para oferecer ao cidadão tecnologia e soluções inovadoras. Através do reconhecimento facial o processo de aquisição da CNH se torna mais cômodo e eficiente, fugindo de qualquer tipo de fraude, sendo um complemento para os demais serviços.

Aulas remotas na CFC

Com o advento da pandemia, diversos serviços em toda a sociedade precisaram ser repensados para atender a população e suas necessidades. Nessa realidade, em junho de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) autorizou a realização da modalidade remota para o curso de formação de condutores nas aulas e provas da fase teórica.

Para evitar a ocorrência de fraudes, se fez necessário utilizar ferramentas tecnológicas de autenticidade biométrica, método fundamental para garantir a idoneidade do aluno que acessa as aulas de forma remota. Considerando a mesma carga horária e materiais, os CFCs puderam contar com essa facilidade para continuar operando e evitar que os processos para habilitação ficassem parados.

Dupla autenticidade nas provas teóricas

Além das aulas teóricas, as provas teóricas do Detran.SP para o processo de formação de condutores também puderam ser realizadas no conforto de casa.

Os DETRANs do Estado adotaram ferramentas especializadas e com tecnologia biométrica para acompanhar todo o momento da prova. Através do software de reconhecimento facial é possível acompanhar de perto toda a movimentação do aluno durante a prova, até mesmo suas expressões faciais. Essa tecnologia consegue captar os movimentos que podem ser suspeitos, como uma conversa com outras pessoas ou consulta a materiais externos, para evitar qualquer tipo de fraude na avaliação.

Para aumentar o nível de segurança, o Detran.SP estabelece que os alunos que fazem as provas teóricas deverão obrigatoriamente validar as duas biometrias: tanto a digital quanto a facial em sua identificação. A atualização foi implementada no sistema e-CNHsp, uma ferramenta utilizada por todos os parceiros responsáveis pelos processos de habilitação de condutores. Esse processo de dupla verificação deverá ser realizado no momento da abertura e da conclusão do exame teórico ou de reciclagem.

Mais segurança para o aluno e agilidade para o CFC

A tecnologia de reconhecimento facial aplicado nos centros de formação de condutores e estabelecimentos do Detran.SP conferem uma maior segurança para os procedimentos. Com a modernização é possível ter uma maior celeridade e comodidade para o cidadão na obtenção da CNH e, é claro, também mais segurança para os servidores.

Através da implementação de tecnologias seguras, todas as etapas do processo em seu formato digital são íntegras e legítimas, sem a ocorrência de fraudes. A elaboração desses processos visa facilitar a vida do cidadão paulista, evitando que o cidadão se desloque até o local para fazer as aulas e coíbe possíveis fraudes nos processos de habilitação. Lembrando que, para o curso de formação de condutores ser válido é necessário que a autoescola seja devidamente credenciada pelo Detran.SP.

Tecnologia Gryfo para CFCs

Pensando na modernização desses serviços, a Gryfo desenvolveu um sistema especializado em reconhecimento facial, utilizando tecnologias como inteligência artificial, biometria e inteligência de dados. Essa plataforma tem como propósito oferecer segurança para os CFCs, DETRANs e usuários, na realização de aulas remotas e provas teóricas.

Mais informações no site da empresa.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • DINO
    DINOhttps://www.dino.com.br/
    DINO é a maior Agência de Notícias Corporativas do Brasil e ajuda assessorias de imprensa, agências de comunicação, profissionais de marketing e empreendedores a fortalecerem marcas por meio da publicação de notícias sobre sua área de atuação.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS