São Paulo, uma das cidades que mais utiliza bicicletas

A bicicleta está se tornando cada vez mais um sistema de transporte verdadeiramente sustentável e popular. Muitas cidades ao redor do mundo já a incorporaram como uma rede, e ela está ganhando usuários e seguidores dia após dia. Se quisermos tornar as cidades cada vez mais sustentáveis, é essencial repensar nossos sistemas de transporte.

Por esta razão, o uso de carros particulares está se tornando cada vez mais limitado, enquanto o uso de transporte público e outros meios de transporte, como bicicletas, está crescendo cada ano. Além disso, a bicicleta é um meio de transporte de baixo custo, que ajuda nossa saúde, e é relativamente fácil de implementar. Se a mobilidade é um problema, você sempre pode entrar desde a sua casa ao National Casino Brasil.

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  • A transformação digital tem sido um tema particularmente popular desde a pandemia da Covid-19, que abalou as economias do mundo inteiro. Entretanto, esta está longe de ser a única mudança ocorrida nos últimos meses. Das novas ciclovias na capital colombiana Bogotá à ascensão do ciclismo em Nova York, muitas cidades têm reorganizado os ambientes urbanos para lidar com a crise e, ao fazê-lo, abraçando e encorajando uma mudança dos carros e do transporte público para as bicicletas também.

    De acordo com o Bicycle Cities Index 2019, um estudo realizado pela seguradora digital Coya que avalia o ambiente ciclístico em 90 cidades com base em fatores relacionados aos usuários de bicicletas, a adoção da bicicleta como meio de transporte varia muito de uma cidade para outra. Enquanto em cidades como Amsterdã e Copenhague as bicicletas são usadas diariamente por até 32% e 29% da população, respectivamente, em outras cidades européias como Madrid a porcentagem de pessoas que pedalam regularmente cai para 6%.

    Na América Latina, por outro lado, a cultura ciclística continua a se desenvolver à medida que as cidades trabalham para melhorar sua infra-estrutura ciclística. Em São Paulo, mais de 5% dos residentes andam regularmente de duas rodas, em comparação com 4% dos Bogotanos.

    Em 2015, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad propôs um projeto para reduzir o congestionamento em São Paulo. Suas medidas provocaram um debate acalorado sobre a mobilidade, o uso do espaço público e os limites do poder político em uma área metropolitana que abriga 20 milhões de pessoas.

    Durante décadas, as autoridades de São Paulo demoliram praças, demoliram pedras preciosas da arquitetura, reduziram os investimentos em transporte público e arruinaram vastas áreas urbanas com estradas elevadas e complexos de apartamentos colossais, transformando esta megalópole na derradeira expansão urbana apocalíptica.

    Mas apoiar a construção de pistas especiais para bicicletas e ousar usá-las são duas coisas diferentes. De acordo com a pesquisa, apenas 7% dos residentes da cidade admitiram o uso de bicicletas quase todos os dias. Alguns usuários, como Paulo Zapella, 32 anos, um desenhador gráfico que se desloca para reuniões de trabalho de bicicleta, contam histórias de horror.

    Zapella descreveu um episódio que ocorreu em setembro enquanto ele andava de bicicleta pelos Jardins, um bairro residencial de luxo. Um motorista parou ao seu lado e começou a praguejar com ele, alegando que estava andando de bicicleta e apoiando Haddad, depois acelerou como se ameaçasse atropelá-lo.

    “Eu não podia acreditar”, disse Zapella, cujo post no Facebook sobre o incidente foi compartilhado milhares de vezes, assim como comentários de outros ciclistas descrevendo episódios similares. Zapella disse que não tinha sequer votado em Haddad, mas ele apóia a construção de pistas mais dedicadas para bicicletas.

    Bicicletas elétricas

    Há muitas pessoas que, em sua vida diária, precisam cobrir distâncias curtas para certas viagens e, em outras vezes, distâncias muito mais. Distâncias demasiado curtas para ir de carro, e outras demasiado longas para caminhar. É por isso que existem soluções que podem fazer a diferença por sua grande versatilidade de uso e, sobretudo, por seu respeito ao meio ambiente.

    Este é o caso das bicicletas elétricas. Sem dúvida, as bicicletas elétricas são a opção mais segura e rápida para promover a mobilidade sustentável. Tanto nas grandes cidades como nas pequenas cidades, elas podem ser uma boa alternativa. Uma bicicleta elétrica pode ser a solução para muitos dos problemas causados pelo transporte diário.