Foi inaugurado nesta terça-feira (29/03) o Viaduto Rodoviário Nathália Pereira da Silva, uma das obras viárias que darão suporte à futura Estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda. Foram investidos R$ 26 milhões na obra, que também inclui a construção do Viaduto Paulo Guilguer, que será concluído em breve.
Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esse é o terceiro viaduto inaugurado na expansão da Linha 9-Esmeralda. “A gente está dando exemplo em política pública, tanto na prefeitura como no governo do Estado. A gente avançou bastante nos últimos anos cumprindo com os nossos compromissos de gestores públicos de melhorar a qualidade de vida da população. É uma mudança muito forte entre discurso e a prática, olhando também para a periferia e trabalhar para os mais necessitados”, disse Nunes.
Conforme o governador João Doria, a Linha 9-Esmeralda vai ligar o extremo sul da capital até o município de Osasco. A obra já está aprovada e os recursos já estão destinados. “Esse viaduto e a expansão da Linha 9-Esmeralda eram obras que estavam paralisadas. Hoje temos 200 mil trabalhadores nas 8 mil obras em execução no Estado de São Paulo”, disse Doria.
A Estação Varginha está prevista para ser entregue à população no segundo semestre de 2022, com um período de 12 meses de operação assistida. A circulação prevista é de cerca de 50 mil pessoas por dia útil.
O Viaduto Rodoviário Nathália Pereira da Silva, que possui 58 metros de extensão e é destinado a veículos, pedestres e ciclistas, está localizado entre a intersecção da Rua Arnold Bennett e a Rua Menina Dengosa, do lado oeste da via férrea, entre as estações Bruno Covas-Mendes-Vila Natal – já em operação – e a futura Estação Varginha.
A localização do viaduto será de grande importância para a permeabilidade da via férrea, pois facilita o acesso à Vila Natal. Atualmente, não há interligação viária regular entre o populoso bairro da Vila Natal, no lado leste, e o lado oeste da faixa da ferrovia, onde há o comércio da Avenida Senador Teotônio Vilela e acesso ao Corredor de ônibus homônimo.
O nome do viaduto é uma homenagem à mãe do vereador e presidente da Câmara Municipal, Milton Leite. “Essa homenagem é muito importante porque minha mãe representa a luta de mulheres que moram sozinhas na periferia da cidade e criam seus filhos. Essa luta não é fácil e sente o gosto da vitória depois dos filhos já estarem formados”, disse emocionado, Milton Leite.