Segundo dados do aplicativo da Quicko – startup brasileira de mobilidade urbana – na cidade de São Paulo, em dezembro de 2021, foram enviados mais de 27 mil alertas na plataforma por usuários do transporte público. Os alertas vão desde avisos de lotação dos ônibus, atrasos e sinalizações de que estava tudo certo com determinada linha, circulam na cidade de São Paulo mais de 15 linhas de ônibus todos os dias. Pensando em garantir uma jornada com mais previsibilidade, otimização de tempo e informações, a Quicko acaba de anunciar mais uma iniciativa no seu aplicativo: o QuickoAlerta.
Por meio da nova funcionalidade, os usuários do aplicativo recebem, pelo celular, informações em tempo real sobre mudanças na sua rota ou problemas em linhas de ônibus, trens e metrôs. O aplicativo acredita que fornecendo informações, os usuários podem mudar os seus trajetos com antecedência ou se preparem para qualquer mudança repentina. A novidade é mais um dos passos da Quicko em promover uma mobilidade urbana centrada nas pessoas. Por meio do monitoramento de perfis em redes sociais oficiais e de usuários das principais plataformas digitais, o aplicativo da Quicko avisa sobre problemas como greves, alagamentos, linhas com lentidão, entre outras informações em tempo real.
Segundo dados do IPEA, no Brasil, cerca de 44% da população tem o transporte público como principal modal para se deslocar, sendo assim, uma das missões da Quicko é apoiar essa parcela da população que depende do transporte público diariamente. Além de receber informações pelo aplicativo, as pessoas podem acompanhar as notícias do QuickoAlerta também pelo perfil do Twitter da startup. Com atualizações ágeis e diárias, todas as informações do transporte podem ser consultadas a qualquer momento, auxiliando também quem não tem o aplicativo instalado.
“Com essa funcionalidade, é possível que as pessoas se programem, alterando a sua rota no momento em que ela recebe a notícia. A novidade da Quicko é muito importante para que os milhares de usuários do transporte público também possam desfrutar deste nível de previsibilidade e tenham uma experiência mais positiva de mobilidade nas suas cidades”, explica Luísa Peixoto, Gerente de Políticas Públicas da Quicko.
Ser um parceiro do transporte também envolve inteligência de dados e análise de comportamento. Dados do aplicativo da Quicko em São Paulo demonstram que cerca de 9 em cada 10 usuários do aplicativo na cidade fazem trajetos diários de 10 km ou mais e 43% dos deslocamentos na plataforma ficam acima de 1 hora. Com essa visão, a Quicko revoluciona o ecossistema ao entregar junto a gestores públicos e operadores de transporte, soluções assertivas para melhorar a experiência de quem se desloca todos os dias pela capital paulista.
De janeiro de 2021 para o mesmo mês de 2022, o número de usuários ativos da Quicko cresceu 30% na cidade. “Durante a quarentena imposta pela pandemia, muitas pessoas não puderam ficar em casa e passaram a buscar ferramentas que trouxessem mais conforto e segurança para seus deslocamentos. O aplicativo da Quicko traz isso, mostrando informações relevantes sobre o transporte público, como a localização de ônibus e as principais notícias do transporte. Essa utilidade vai além da pandemia: todos os dias, muitas situações influenciam o deslocamento, por isso agora ampliamos a nossa capacidade de apoiar os usuários, com alertas diretamente em seus celulares. Dessa forma, eles podem se deslocar com tranquilidade e segurança”, pontua Pedro Somma, CEO da empresa
A Quicko aposta ainda em ser um assistente para quem se desloca pela cidade garantindo, por meio de e inteligência de dados, mais previsibilidade e conveniência na jornada. Com isso, as pessoas poderão se programar e evitar aglomerações desnecessárias, o que também atribui maior segurança ao seu trajeto diário.