Praia Grande implanta mão única de circulação de veículos em diversas áreas escolares

Para garantir mais segurança viária, melhorar as condições de fluidez de trânsito e, ainda, aumentar a oferta de vagas de estacionamento, diversas vias de Praia Grande localizadas em entornos de áreas escolares estão passando por mudanças pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Os locais estão recebendo a implantação de sentido único de circulação de veículos (mão única). Os trabalhos entram em vigor na próxima segunda-feira (21/03) e as equipes da Setran já estão instalando sinalizações viárias específicas nos locais.

A previsão é que nas próximas semanas as unidades escolares também recebam ações do projeto Operação Escola, com a presença de agentes de trânsito entregando panfletos informativos e realizando orientações junto a pais, responsáveis, estudantes e funcionários das unidades.

As alterações afetarão os seguintes locais:

  • EM Carlos Roberto Dias – com implantação de mão única na Avenida Duque de Caxias, entre a Rua Paraíba e Rua Cornélio Procópio, no bairro Boqueirão;
  • EM Visconde de Mauá – com implantação de mão única na Avenida Oliveira Lima, no bairro Ribeirópolis;
  • EM Valter Salerno – Rua com implantação de mão única na Rua Darcy Saramanho Vargas, no bairro Ocian;
  • EM Vereador Felipe Avelino – com implantação de mão única na Rua Dino Tognini, no bairro Caiçara;
  • Colégio Piteco – com implantação de mão única nas ruas Ernesto Vergara e Martins Fontes, no bairro Tupi;
  • EM Pablo Trevisan e EM Paulo Shigueo – com implantação de mão única nas ruas José Flumingnan, Alfred Niederbichler, Cora Coralina e Renata Câmara Agondi, no bairro Anhanguera.
  • Colégio Fortec – com implantação de mão única na Rua Indaiá, no bairro Guilhermina;
  • EM Florivaldo Borges de Queiroz – com implantação de mão única na Rua Monteiro Lobato, no nairro Ocian;
  • EM Gregório França de Siqueira – com implantação de mão única na Avenida Vitor Meirelles (entre as ruas Lorenzo Fernandez e Heitor Vila-Lobos) e Avenida José Leandro de Carvalho, no bairro Samambaia;
  • EM Professora Maria de Lourdes Santos, com implantação de mão única na Avenida Vitor Meirelles (entre a Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Rua Tarsila do Amaral).

Operação escola

Agentes da Setran realizaram entre os dias 21 e 25 de fevereiro a distribuição de materiais informativos sobre segurança viária e deram importantes dicas sobre o tema aos alunos, seus responsáveis e funcionários das unidades escolares. As ações aconteceram em dez unidades escolares da cidade, durante os horários de entrada e saída dos estudantes. No total, 4.772 pessoas passaram pela conscientização. As próximas ações devem ser iniciadas no dia 28 de março.

Além da entrega dos itens, a Setran continua realizando também, especialmente nos horários de entrada e saída dos estudantes, rondas, travessia segura de pedestres, monitoramento de transporte escolar e possíveis cadastramentos de ciclistas no projeto Ciclista Cidadão.