E-Moving recebe aporte de R$ 15 milhões da Bertha Capital em parceria com a Multilaser

A E-Moving, startup pioneira e líder em assinaturas mensais de bicicletas elétricas, acaba de receber um aporte de R$ 15 milhões, realizado pela Bertha Capital, gestora de Corporate Venture Capital (CVC) da Multilaser. A quantia chega logo após o reposicionamento do negócio, que passa a oferecer o aluguel das e-bikes exclusivamente para empresas, após crescimento de 200% da atuação com esse público. Com o aporte, a E-Moving pretende reforçar os times de vendas e marketing, além de desenvolver uma nova versão de sua bicicleta, em colaboração com a Multilaser.

Criada em 2015 e com atuação principalmente em São Paulo, a E-Moving é capaz de atender qualquer região do país que tenha alta demanda para o uso das bicicletas. Segundo Gabriel Arcon, CEO da startup, o investimento irá possibilitar a expansão do negócio. “Sentimos um amadurecimento do mercado B2B nos últimos meses, com o fortalecimento da pauta ESG nas empresas, demanda por novos benefícios e o crescimento das operações de delivery. Por isso, decidimos dar uma guinada para esse setor e o aporte será muito importante para acelerar ainda mais a nossa trajetória”, relata.

Com clientes como Microsoft, Empiricus, Daki e ModalGR, a startup recebe uma mensalidade pelo uso das e-bikes e proporciona serviço de manutenção, rastreamento e trava, além da possibilidade de personalizar as bicicletas com as marcas das empresas. A procura pelo serviço vai desde companhias que oferecem as bicicletas como benefício de mobilidade para os funcionários, até startups de delivery, que as disponibilizam como meios para os entregadores e conseguem ganhar em agilidade e custo.

Para Rafael Moreira, CEO da Bertha Capital, o negócio chamou a atenção por representar uma alternativa sustentável, tanto ecológica quanto financeiramente, para a mobilidade de trabalhadores. “A busca por mais qualidade de vida, após um período de tantas restrições com a pandemia do coronavírus, é uma tendência declarada. Com muitas empresas retomando as atividades presenciais ou em regime híbrido, os funcionários voltam a se preocupar com as horas perdidas no trânsito ou em transportes coletivos lotados. O aluguel de bikes elétricas proposto pela E-Moving é uma ótima opção para essas empresas reterem seus talentos, proporcionando um deslocamento ágil, confortável e seguro. Também é importante a forte conexão com a Multilaser no processo de ampliação da capacidade produtiva da startup, permitindo um crescimento mais acelerado”, declara.

“É muito satisfatório poder investir em uma empresa que tem a sustentabilidade em seu DNA. A pauta ESG é cada vez mais valorizada pelas pessoas e empresas e a E-Moving faz parte desse movimento. Além do aporte, este projeto também é muito especial para a Multilaser, pois contribuiremos para a criação de um novo modelo de bike que, certamente, vai ajudar a startup a ampliar a sua capacidade de atendimento e a conquistar de novos negócios”, destaca Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser.

O principal plano da startup para 2022 é chegar em 2.000 e-bikes alugadas, com perspectivas de triplicar esse número no ano seguinte. “Existe uma demanda reprimida de empresas que podem utilizar as nossas e-bikes para ganhar produtividade, reduzir custos e oferecer uma melhor experiência para os colaboradores. Fora do Brasil, as bicicletas elétricas já representam 35% do mercado de mobilidade urbana, enquanto aqui não são nem 1%. Queremos ser referência em mobilidade sustentável no país”, completa Arcon.